Braga
Metrobus de Braga será complementado com quatro parques de estacionamento na periferia
Vereadora Olga Pereira faz balanço da ação na área da mobilidade
em
Por
Luís MoreiraA Câmara de Braga está a trabalhar para “alterar a tendência observada de prevalência e domínio do automóvel em desfavor de outros modos mais sustentáveis”.
A vereadora que tutela o espaço público, Olga Pereira revelou que, “para essa alteração modal muito contribuirá o serviço de Bus Rapid Transit (BRT), e também porque, através de 4 parques periféricos, será possível reduzir o número de veículos automóveis no centro urbano e consequentemente no Nó de Infias”.
A autarca disse a O MINHO, no final da sua participação na apresentação do projeto de requalificação do Nó de Ínfias, que, “os TUB, a nossa empresa municipal de transportes urbanos, estão a realizar um trabalho notável de qualificação do serviço prestado”.
E especificou: “Nos últimos anos implementamos alterações de linhas, reorganizamos a bilhética em benefício do utilizador e estamos a renovar a frota. De uma idade média de 19 anos em 2020, a frota é hoje de 15 anos. Uma renovação que também contribui para a descarbonização, porque a frota conta com 13 elétricos e 25 viaturas a gás natural”.
30 autocarros elétricos
E acrescentou: “Recentemente, os TUB saíram vencedores de mais uma candidatura para adquirir mais 30 viaturas elétricas”.
E, disse, ainda, “para que se compreenda a dimensão do nosso investimento, importa dizer que, nos últimos oito anos os Transportes Urbanos investiram, só na renovação da frota de pesados de passageiros, mais de 14 milhões de euros e vão investir, este ano e em 2023, mais 15,7 milhões”.
Olga Pereira sublinhou, a propósito que, “na Mobilidade, como nas outras áreas, sabemos que somos mais capazes quando colaboramos em redes nacionais e internacionais. E são muitos os projetos que na CIM-Cávado, no Quadrilátero Urbano ou com parceiros europeus nos associamos a outros municípios e parceiros em projetos vários e com diferentes níveis de maturidade”.
Bilhética no Quadrilátero
Partindo desta visão, – observou – “Braga está comprometida com o projeto de Integração Bilhética que o Quadrilátero Urbano candidatou ao Portugal 2020 e que está em plena fase de implementação”.
O projeto – explicou – tem como objetivo o de desenvolver e implementar um sistema de bilhética integrada, nos municípios do Quadrilátero Urbano e em todo o território das CIM do Ave e do Cávado, podendo ser estendido a todos os modos e operadores de transporte público coletivo de passageiros (rodoviários, mas também ferroviários)”.
Descarbonizar a cidade
Ainda ao nível do transporte público e da Mobilidade Escolar, a vereadora destaca o projeto SchoolBUS (premiado em 2019 com o Prémio UM Cidades) e que, sendo uma ação decorrente da candidatura de Braga (com o projeto BUILD – Braga Urban Inovattive Laboratory Demonstrator) ao Programa dos Laboratórios Vivos para a Descarbonização promovido pelo Fundo Ambiental, tem transportado gratuitamente, desde 2018, centenas de crianças a partir de interfaces localizados nas portas da cidade até às escolas localizadas no centro”.
E acentua, a propósito: “Com esta medida estamos a descarbonizar o centro urbano, conforme se tem constatado através dos inquéritos realizados à comunidade escolar e da monitorização de sensores ambientais aí localizados”.
22 kms de rede ciclável
A estas iniciativas acresce que, – afirma – “no âmbito das candidaturas ao Portugal 2020 apresentamos projetos que irão mudar o paradigma da Mobilidade em Braga, garantindo a promoção dos modos suaves.
Deste modo, para além da eliminação de barreiras arquitetónicas nos percursos pedonais, o Município está a implementar uma rede ciclável (coesa, legível, segura e confortável) garantindo, nos próximos 2 anos, uma extensão de cerca de 22 km de vias cicláveis segregadas (11 km em cada sentido) a interligar os principais polos geradores de mobilidade e as principais aglomerações populacionais”.
Leia Também
-
Hugo Soares vai ser o novo secretário-geral do PSD
-
Palácio da Justiça de Braga precisa de obras e Tribunal de Trabalho tem de abandonar edifício até 2028
-
Rixa entre ‘arrumadores’ em Braga termina com polícia municipal agredido
-
BE apelida de vergonha carência de transportes públicos no distrito de Braga
-
Hydra: Mais 4 arguidos após buscas que passaram por Braga, Vila Verde, Famalicão, Guimarães, Vizela e Fafe
-
Catarina Martins veio ao Minho denunciar “jogo de interesses” entre PS e PSD
Populares
-
BragaHá 24 horas
Advogada de Braga acusada de burlar 22 pessoas vendendo-lhes casas sem autorização
-
AveHá 1 dia
Padre e freiras condenados a penas entre 12 e 17 anos por escravizarem noviças em Famalicão
-
BragaHá 7 horas
“A Prozis teve publicidade como nunca na sua história. E de graça”
-
BragaHá 1 dia
Pároco de Braga lamenta agressões a noviças e critica passividade de Jorge Ortiga