O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Guilherme Emílio, inaugurou hoje a requalificação da Rua da Redonda, uma importante artéria que liga Cepães à cidade de Esposende. A intervenção representou um investimento na ordem dos 500 mil euros e, segundo a autarquia, “vem dar resposta a uma reivindicação antiga da população”.
Em comunicado, a Câmara de Esposende refere que a obra, executada pelo Município em parceria com a empresa municipal Esposende Ambiente, visou “melhorar os acessos à praia de Cepães e resolver problemas estruturais ao nível das redes de água e saneamento”.
“Foram também modernizadas as infraestruturas de eletricidade e telecomunicações, agora colocadas no subsolo, contribuindo para maior segurança, sustentabilidade e eficiência”, salienta a nota de imprensa.
“O desenvolvimento do território é um processo contínuo, e é isso que fazemos diariamente. Queremos criar mais e melhores condições para que todos vivam com qualidade no nosso concelho”, afirmou o Presidente da Câmara, sublinhando que “a requalificação da Rua da Redonda é mais do que uma intervenção urbanística. É a prova de que estamos a cumprir o que prometemos: investir onde é necessário, ouvir as pessoas e valorizar cada pedaço do nosso território.”
A intervenção incluiu a requalificação da faixa de rodagem, dos passeios e das redes de abastecimento, saneamento e águas pluviais, com soluções técnicas que permitem reduzir perdas de água e aumentar a durabilidade das infraestruturas.
Segundo Guilherme Emílio, “esta obra foi considerada prioritária porque ouvimos quem aqui vive e quem diariamente utiliza esta via. A Rua da Redonda integra agora um concelho mais moderno, mais justo e melhor preparado para o futuro. Esta é uma ação integrada no Plano de Investimento nas Freguesias, que se traduz em obra feita e em desenvolvimento assente na realidade.”
A Câmara refere que só neste mandato, nesta União de Freguesias, “o Município concretizou investimentos superiores a 15 milhões de euros, abrangendo requalificação de infraestruturas, espaços urbanos, equipamentos, arruamentos e apoio a instituições locais”.
O presidente da Junta da União de Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, Aurélio Neiva, lembrou o trabalho desenvolvido ao longo do mandato, referindo que “muito foi feito e que ainda há muito para fazer”.
A cerimónia de inauguração contou ainda com a bênção da via requalificada, realizada pelo padre Avelino Peres Filipe.