Seguir o O MINHO

Barcelos

Mechatronics Factory Lab já está ao dispor dos alunos do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave em Barcelos

Projeto pioneiro em Portugal engloba ainda uma oficina automóvel do futuro

em

Foto: IPCA

O Mechatronics Factory Lab (M-Factory Lab) é um laboratório industrial que irá servir para a formação em contexto práticos dos alunos do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), em Barcelos, em áreas como a mecatrónica, mecânica, robótica, maquinação e gestão industrial.

No fundo, o projecto alia a investigação através das tecnologias de inteligência artificial e ‘machine learning’ ao ambiente de uma oficina automóvel.

“Este é um projecto único no país”, dizem os responsáveis em comunicado, que teve um investimento de 800 mil euros.

O M-Factory Lab tem uma área total de 644 metros quadrados distribuída por dois pisos: “o piso térreo destinado a oficinas de trabalho, apoiadas por balneários, e o primeiro andar dedicado ao ensino teórico-prático com uma sala de aula devidamente equipada e com vista panorâmica sobre as oficinas”.

O edifício foi construído no Campus do IPCA, em Barcelos, e tem preocupações ambientais associadas, nomeadamente, na gestão da eficiência energética.

A Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, em comunicado, considera que “esta é uma obra que nos dignifica a todos. É um projeto do IPCA que serve naturalmente a sua comunidade académica, em especial os estudantes dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais e dos Cursos de Licenciaturas. É a pensar nos nossos estudantes, a quem devemos as melhores condições de estudo proporcionando uma melhor formação e experiência no IPCA, que todos os dias queremos fazer mais e melhor”.

EM FOCO

Populares