A CDU apresentou oficialmente Mariana Silva como candidata à presidência da Câmara de Guimarães nas próximas eleições autárquicas. A sessão de apresentação decorreu este sábado, sublinhando o “compromisso” da coligação com a “proximidade às populações e a valorização da participação das mulheres na política local”.
Mariana Silva encabeça uma lista que, segundo um comunicado da CDU, está “preparada, dedicada e profundamente ligada a esta terra e à sua gente”. A coligação destacou ainda que a presença feminina nas listas da CDU não é apenas simbólica, mas “parte de uma prática consistente nos últimos atos eleitorais”.
Durante a apresentação, foi recordado o legado da CDU no concelho, nomeadamente o trabalho desenvolvido na Assembleia Municipal e os tempos em que teve um vereador na Câmara. “Mesmo sem assento no executivo, continua a ser à porta dos eleitos da CDU que as populações recorrem para expor os seus problemas”, sublinhou a coligação.
Entre as prioridades apontadas estão a habitação pública, a mobilidade com transportes acessíveis, a valorização da escola pública, o direito ao desporto, a inclusão de pessoas com deficiência e a defesa dos direitos laborais. A CDU defende também um reforço da sua representação na Assembleia Municipal para intensificar a intervenção política no concelho.
“A falta que faz ter novamente um vereador de porta aberta!”, afirmou a CDU, garantindo que Mariana Silva está pronta para assumir esse papel com coragem, transparência e compromisso.
Inês Rodrigues é candidata à presidência da Assembleia Municipal.