A Metralha Worldwide, uma marca portuguesa de roupa ‘streetwear’ nascida em 2016, abriu a sua primeira loja física em Famalicão. Está situada na Praça 9 de Abril.
Em comunicado, a marca explica que a Metralha nasceu com o propósito de “quebrar rótulos, desafiar tendências e explorar novas formas de expressão, apostando num conceito de ‘slow fashion’”.
Além da loja ‘online’, e dos vários pontos de venda físicos espalhados pelo mundo, a marca chega agora ao público numa morada própria, a primeira em Portugal. Depois de uma ‘pop-up’ store em Amesterdão no verão passado, é em Vila Nova de Famalicão que a Metralha Worldwide abre portas à sua primeira loja física.
Trata-se de um “espaço versátil e multidisciplinar, onde convergem e habitam diferentes artes, visões e identidades”.
“Com oito anos de existência e experiência, consideramos que esta seria altura ideal para avançarmos com uma loja física, posicionando a marca cada vez mais próxima das pessoas”, explica Ana Bouças, responsável pela comunicação da Metralha Worldwide, citada em comunicado enviado a O MINHO.
A nova loja da marca terá disponíveis todas as coleções temáticas, limitadas e produzidas de forma sustentável em pequenas quantidades, mas também introduz, em primeira-mão, “JNGL”, a nova coleção cápsula, inspirada “no retrato subtil da selva que é a nossa sociedade atual, que vai desde a frieza do cimento até ao instinto animal, ambos retratados nas peças”.
“Nesta coleção, além de t-shirts, hoodies e calças 100% algodão com obras de arte bordadas nos bolsos, que são a nossa imagem de marca, apostamos em casacos corta-vento e calças de ganga com lavagens e acessórios diferentes”, adianta Ana Bouças, responsável pela comunicação da Metralha Worldwide.
É também espaço cultural
O espaço oficial da marca portuguesa é simultaneamente uma “montra viva” de talento, recebendo mensalmente obras de vários artistas plásticos nacionais e internacionais, mas também eventos e iniciativas culturais exclusivas.
A primeira parceria firmada com o artista contemporâneo R_gm, é marcada pelo abstrato e o surrealismo visível nas paredes do espaço que sugerem uma composição de pedra esculpida, evidenciando toda a resistência a intemporalidade da marca.
A partir de 2025, a nova morada da Metralha Worldwide terá ainda disponíveis dois serviços exclusivos para “melhorar a experiência de compra”.
A opção de personalizar peças, customizando os bolsos de calças de ganga, dá a possibilidade ao cliente de escolher o tipo de tecido, bordado ou estampado que pretende, fazendo ainda parte da construção do design.
“Já o projeto ‘re-use’ prova a preocupação da marca com a sustentabilidade na moda e permite que peças antigas da marca ganhem uma nova vida, podendo regressar ao mercado mantendo a sua qualidade e identidade”, nota a Metralha.
Ao longo dos últimos oito anos, a Metralha Worldwide vestiu artistas como Carolina Deslandes ou Ivandro e realizou parcerias com a cerveja Post scriptum, o artista visual e ilustrador Add Fuel ou o ativista Mr. Anderson.
Atualmente as suas coleções estão disponíveis em lojas físicas em Espanha, Alemanha, Canadá e Estados Unidos da América.