Empresário náutico morreu afogado a tentar salvar filha e amiga em Esposende

Conhecido por “Neca”
Foto: Facebook

O homem de 58 anos que, no domingo, morreu afogado na Praia da Carruagem, em Belinho, no concelho de Esposende, é Manuel Duarte, conhecido por “Neca”, proprietário da loja de náutica recreativa Aquajet.

Natural de Barcelos e residente em Esposende, Manuel Duarte faleceu quando tentava resgatar do mar a filha e uma amiga desta, ambas adolescentes.

“Estavam na água, foram apanhadas pela corrente e ficaram em perigo. O senhor tentou ir socorrê-las, mas não conseguiu. Quem acabou por tirar as miúdas foi um popular que, com recurso a uma estrutura de madeira, conseguiu puxá-las”, explica a O MINHO o adjunto do comando dos Bombeiros de Esposende, Júlio Melo.

Entretanto, o homem desapareceu no mar e, mais tarde, “já com os meios de socorro no local, acabou por ser avistado” e resgatado.

“Foi transportado para o Hospital de Viana, porque não havia carro médico disponível do INEM. Fomos em manobras de suporte básico de vida até ao hospital, onde depois foi confirmado o óbito na urgência”, refere o adjunto do comando dos Bombeiros de Esposende, acrescentando que aquela zona “não é muito frequentada, porque é uma praia com muita pedra”.

Júlio Melo alerta para o facto de ainda não ter aberto a época balnear e, por isso, não haver praias vigiadas. No caso em concreto, a Praia da Carruagem, mesmo durante a época balnear, não é vigiada.

“Em plena época estival, aquela é uma praia não vigiada. As pessoas devem procurar praias onde haja vigilância”, sensibiliza o adjunto do comando dos Bombeiros de Esposende.

O acidente ocorreu cerca das 18:00 de domingo.

Nas buscas estiveram os Bombeiros de Esposende, a Polícia Marítima, a Cruz Vermelha de Marinhas e a GNR, decorrendo com o auxílio de uma embarcação semirrígida e uma moto de água numa zona de “muita rocha e pedra”.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados