Mais de 200 cervejas artesanais para provar em Braga (e são esperados 30 mil visitantes)

Foto: DR

O Hopen – Braga Beer Festival regressa ao Campo das Hortas de 30 de maio a 02 de junho, com mais de 200 cervejas artesanais de 28 produtores nacionais. A organização espera receber mais de 30 mil visitantes.

Num evento organizado pela ‘beautiful alphabet’, com o apoio do Município de Braga e da Associação Empresarial de Braga, o objetivo deste festival é promover a cerveja artesanal portuguesa.

Segundo a organização, citada em comunicado da Associação Empresarial de Braga, apesar de este ser um evento recente, realizando-se este ano a 4.ª edição, o Hopen é já o terceiro maior evento de cerveja artesanal do país, sendo apenas superado pelos festivais que se realizam no Porto e em Caminha, que contam já com uma longa tradição e longevidade.

Este ano o Hopen estende-se por mais um dia, aproveitando o facto de que 30 de maio é feriado. Serão assim quatro os dias para desfrutar da iniciativa, cuja entrada é livre, mas que exige a compra do copo oficial (por três euros) para consumir as cervejas.

Para acompanhar a cerveja não vai faltar a área de ‘street food’, novamente instalada no Jardim dos Chorões e com 13 espaços ali representados.

Foto: AE Braga

O programa contempla ainda muita música ao vivo, ‘showcookings’, ‘sunsets’, passeios de bicicleta e até visitas guiadas ao centro histórico, entre outras iniciativas.

Na apresentação do evento, ontem, na sede da AEB, Rui Marques, diretor geral da Associação, referiu que o Hopen, desde a primeira hora se revelou “um evento com potencial”, destacando o facto de esta iniciativa espelhar bem “o espírito da cooperação empresarial”.

“A região ganha com este evento em Braga, sendo este um evento que permite a Braga mostrar o seu lado mais irreverente e vibrante”, apontou Rui Marques, citado no comunicado.

O responsável salienta que esta iniciativa “aumenta a atratividade do centro” da cidade e que as restantes atividades económicas acabam também por ser beneficiadas.

Rui Marques disse também que este evento contribuiu para melhorar a experiência turística de quem vista a cidade e a região, lembrando que os turistas procuram cada vez mais experiências.

Altino Bessa, vereador com o pelouro do Desenvolvimento Rural, não escondeu a ambição de fazer deste “o maior evento de cerveja a nível nacional”, destacando que ele conta já com a participação da esmagadora maioria dos cervejeiros nacionais, oriundos de vários pontos do país.

“No ano passada passaram pelo Hopen 30 mil pessoas e o nosso objetivo, este ano, é ultrapassar esse número, o que não será difícil, pois o evento tem mais um dia do que no ano passado”, referiu, acrescentando que este é um dos eventos “que mais gente de fora atraia a Braga”, pois os visitantes vêm de vários concelhos, “sobretudo da área metropolitana do Porto”.

O vereador aproveitou ainda para deixar um desafio aos agricultores da região para que voltem a cultivar lúpulo, planta cuja produção é totalmente absorvida pelos cervejeiros.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Treinador do Gil Vicente garante “respeito pela integridade da competição”

Próximo Artigo

Ministro de Vila Verde vai à UMinho falar da "importância das eleições europeias"

Artigos Relacionados
x