Mais de 115 escolas totalmente encerradas devido a greve

Mais de 115 escolas totalmente encerradas devido a greve
Foto: Lusa

Mais de 115 escolas ficaram encerradas e outras “largas centenas” estão “a meio gás” devido à greve de pessoal docente e não docente, afirmou hoje o coordenador do Sindicato de Todos os Profissionais da Educação, que convocou a greve.

“Apesar de todos os ataques e intimidações contra as greves, já tínhamos hoje uma lista de mais de 115 escolas de norte a sul do país totalmente encerradas e também largas centenas de escolas que estão a meio gás”, disse o coordenador do Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (Stop), André Pestana, que falava aos jornalistas em Coimbra, junto à Escola Martim de Freitas.

O Stop convocou para esta semana, entre segunda-feira e hoje, uma greve de pessoal docente e não docente, que coincide também com uma greve às avaliações finais de todos os ciclos (com serviços mínimos decretados para o 12.º ano)

André Pestana vincou que a greve “abrangeu todos os profissionais de educação”, optando por dar “particular atenção aos assistentes operacionais”, que aderiram em grande número a esta luta.

“Os assistentes operacionais são um setor nevrálgico do trabalho de uma escola pública e estão exaustos”, notou o coordenador do Stop, defendendo aumentos significativos do salário dos assistentes operacionais e criação de uma carreira específica para os auxiliares de ação educativa.

Para André Pestana, a greve “não é uma luta corporativa”, mas “uma luta a favor da escola pública”.

O coordenador do Stop voltou a contestar os serviços mínimos decretados, que hoje abrangem apenas o 12.º ano, mas que considera serem “abusivos”.

Segundo o dirigente sindical, as reuniões com o Governo têm sido “simulacros de negociação”, acusando o executivo de ser “intransigente” e de continuar “a não valorizar a escola pública e a prejudicar as crianças e jovens”.

“Não admitimos que a escola pública se transforme num depósito de crianças, que passam rápida e superficialmente pela escola para depois terem um emprego precário para o resto da vida”, disse.

André Pestana realçou que “as greves estão garantidas até ao final do mês, relativamente a todas provas de aferição e a todos os procedimentos relativos às avaliações finais”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Português ajudou a impedir fuga de atacante em parque infantil na frança

Português ajudou a impedir fuga de atacante em parque infantil na França

Próximo Artigo
Câmara de braga vai comprar 15 casas por 2,2 milhões

Câmara de Braga vai comprar 15 casas por 2,2 milhões

Artigos Relacionados