Maior consultora do mundo já emprega 700 pessoas em Braga

Maior consultora do mundo já emprega 700 pessoas em braga
Foto: Accenture / Divulgação

 A multinacional Accenture, considerada a maior consultora do mundo, já conta com 700 funcionários nos escritórios de Braga, disse hoje o presidente da Câmara.

Ricardo Rio falava em Coimbra, à margem da inauguração de um centro avançado de tecnologia naquela cidade – e que conta já com mais de 100 postos de trabalho criados e perspetivas de crescimento a “um ritmo acelerado” -, dando o ‘bom exemplo’ da relação da empresa com o Minho aos habitantes daquela região.

Durante a cerimónia de inauguração, a responsável dos centros avançados de tecnologia da Accenture em Portugal, Susana Mata, aclarou que 70% dos trabalhadores em Coimbra têm formação na Universidade de Coimbra e 23% vieram dos centros já existentes em Lisboa e Braga.

Ricardo Rio recordou que a Accenture chegou a Braga em 2017, “após o município ter iniciado uma política de atração de investimento”, passando de 100 colaboradores nesse primeiro ano para cerca de 700, de momento.

O autarca congratulou-se por ver “Coimbra a trilhar agora o mesmo caminho” feito no passado por Braga, considerando que a cidade tem “imenso potencial”.

A consultora internacional, que tem também centros em Lisboa e Braga, conta com mais de 100 pessoas em Coimbra, e perspetivou que o centro de tecnologia avançada na cidade, situado na Torre Arnado, na Baixa, vá crescer a um ritmo acelerado, disse a presidente da Accenture Portugal, Manuela Vaz, que falava aos jornalistas no final da cerimónia de inauguração.

O centro em Coimbra arrancou em março de 2023, tendo a empresa optado por apostar naquela cidade por ser o local onde teria “todas as condições para criar mais um centro de excelência”, nomeadamente a existência de talento qualificado, aclarou a responsável.

Todos os trabalhadores do centro têm, no mínimo, licenciatura e 62% têm mestrado, referiu, realçando que, em Coimbra, 51% dos funcionários são do sexo feminino, algo que não é normal no setor das tecnologias.

Susana Mata, que estudou em Coimbra, afirmou que espera que o centro “dê oportunidades a pessoas” como ela, que acabaram o curso na cidade e que gostariam de ter ficado no concelho, mas que não encontraram “oportunidades para ficar”.

O presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, destacou a capacidade da cidade de atrair “mais uma grande multinacional” para o concelho.

“Coimbra tem tudo”, salientou, considerando que faltava uma postura proativa na atração de investimento, “abrir-se ao mundo e mostrar toda a sua capacidade”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Bombeiros de ponte da barca já alcançam 24,7 metros graças a oferta de emigrante

Bombeiros de Ponte da Barca já alcançam 24,7 metros graças a oferta de emigrante

Próximo Artigo
Já se faz fila em paris para comer uma francesinha na londrina

Já se faz fila em Paris para comer uma francesinha na Londrina

Artigos Relacionados