Seguir o O MINHO

Actual

Mãe e filho menores feridos em acidente em Barcelos

Em Lijó

em

Foto: Vítor Vasconcelos / O MINHO

Uma mulher e um menor ficaram feridos, esta terça-feira à tarde, na sequência de uma colisão entre duas viaturas ligeiras, na rua dos Caminheiros de Santiago, junto ao campo de futebol de Lijó, em Barcelos, disse a O MINHO fonte dos bombeiros.

As vítimas, mãe e filho, foram transportadas para o Hospital de Barcelos com ferimentos considerados ligeiros.

Foto: Vítor Vasconcelos / O MINHO

No local da ocorrência estiveram duas ambulâncias dos Bombeiros de Barcelinhos.

Os Bombeiros de Barcelos fizeram a limpeza da via, que esteve parcialmente cortada.

Anúncio

Actual

Voluntários vencem dérbi bracarense no campeonato para bombeiros

em

Foto; Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

As duas corporações de bombeiros da cidade de Braga defrontaram-se num jogo de futsal, esta noite, no Pavilhão Flávio Sá Leite, para a 4.ª jornada do Campeonato Intra-Distrital Bombeiros de Braga, organizado pela secção de desporto dos Bombeiros Voluntários de Amares.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Ao intervalo, os sapadores venciam por 1-2, com os voluntários a virar o resultado para o 4-2 final.

Bombeiros Sapadores. Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Bombeiros Voluntários. Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

A competição, que arrancou a 13 de novembro de 2019 e vai na primeira edição, conta com sete corporações convidadas: BV Amares, BV Braga, CBS Braga, BV Vila Verde, BV Terras de Bouro, BV Póvoa do Lanhoso e BV Vieira do Minho.

Os jogos disputam-se de 15 em 15 dias, estando o encerramento do campeonato previsto para o dia 15 de Maio.

Continuar a ler

Actual

IRS retido na fonte pelas pensões pagas em janeiro será corrigido em fevereiro

Retenções na fonte para 2020

em

Foto: DR / Arquivo

A Segurança Social vai corrigir em fevereiro o IRS das pensões processadas este mês e que podem ter retido mais imposto do que o esperado por não estarem ainda disponíveis as tabelas de retenção na fonte para 2020.

“No pagamento do mês de janeiro foram aplicadas as tabelas de retenção de IRS em vigor, ou seja, as tabelas de 2019”, refere um comunicado publicado no site da Segurança Social, assinalando que, devido à atualização das pensões, “em alguns casos muito específicos, e tal como em anos anteriores, o aumento do valor bruto da pensão resultou numa mudança de escalão”.

A subida no escalão de retenção na fonte significa na prática que o desconto do IRS sobre a pensão vai ser mais elevado podendo, nalguns casos, absorver quase ou a totalidade do aumento da reforma que resultou da atualização.

A nota do Instituto da Segurança Social (ISS) adianta que se prevê que a “situação seja corrigida com o pagamento da pensão no próximo mês com a atualização da tabela de retenção de IRS 2020”, com efeitos retroativos a janeiro.

Com base no valor definitivo da inflação média dos últimos 12 meses sem habitação registada em novembro, o índice de Preços no Consumidor hoje divulgado, as pensões até dois Indexantes de Apoios Sociais (IAS), ou seja, até 877,6 euros brutos, onde se inclui a maioria dos pensionistas, aumentam 0,7% (inflação sem habitação arredondada a uma casa decimal mais 0,5 pontos percentuais) em janeiro. Este ano o aumento foi de 1,6% para estes pensionistas.

Por sua vez, as pensões entre duas e seis vezes o valor do IAS (entre 877,6 euros e 2.632,8 euros brutos) serão atualizadas em 0,2% (o valor da inflação média dos últimos 12 meses, excluindo a habitação, arredondado a uma casa decimal).

Relativamente às pensões superiores a seis vezes o IAS e até 5.265,6 euros (12 IAS) não serão alvo de alterações, apesar da atualização ser calculada retirando 0,25 pontos percentuais ao valor da inflação, que foi de 0,2%.

Isto porque está definido por lei que “a atualização das pensões e de outras prestações sociais atribuídas pelo sistema de segurança social […] não pode resultar numa diminuição do respetivo valor nominal”.

Para pensões acima do valor de 12 IAS (5.265,72 euros) não há aumentos.

O valor do IAS será assim de 438,81 euros em 2020.

No Orçamento do Estado para 2020 (OE2020), o Governo prevê uma atualização dos escalões de rendimento do IRS de 0,3%, sendo que esta medida deverá ser refletida nas tabelas de retenção na fonte que vão vigorar em 2020.

Continuar a ler

Actual

Paredes de Coura promove ação de sensibilização sobre “Crianças e o digital”

Projeto de combate ao insucesso escolar

em

Foto: DR

A Câmara de Paredes de Coura, em parceria com o agrupamento de escolas do concelho, promove na sexta-feira, pelas 18:00, uma ação de sensibilização com o tema “Crianças e o digital: proibir, adiar ou capacitar?”.

Segundo a autarquia, a iniciativa é promovida no âmbito do projeto de combate ao insucesso escolar “School4All”, decorrendo na escola básica de Paredes de Coura.

A iniciativa contará com a participação de Teresa Castro, investigadora com interesses de pesquisa na vida digital das crianças e mediação parental dos meios digitais.

No final da sessão será apresentada a “Plataforma+Sucesso”, um recurso pedagógico destinado à comunidade educativa do primeiro ciclo do ensino básico (alunos, docentes, coordenadores e encarregados de educação), proporcionando um ambiente de aprendizagem rico em tecnologia, facilitador de aprendizagem, do trabalho colaborativo e da partilha de ideias.

Continuar a ler

Populares