Macau vai doar um milhão de máscaras às Misericórdias portuguesas

Covid-19
Macau vai doar um milhão de máscaras às misericórdias portuguesas

A Santa Casa da Misericórdia de Macau vai doar um milhão de máscaras às misericórdias portuguesas, anunciou Manuel Lemos, presidente da União das Misericórdias Portuguesas.

Em entrevista à Rádio Observador, o responsável revelou que, na sexta-feira, recebeu um telefonema do presidente da Misericórdia de Macau a dar conta de uma compra, na China, de um milhão de máscaras, para doar às congéneres portuguesas.

“Um milhão não vai chegar mas vai pelo menos aliviar a pressão”, disse Manuel Lemos, reforçando que “a falta de equipamento de proteção individual para os trabalhadores, como máscaras, luvas, gel desinfetante e proteções para sapatos”, é o “problema maior”.

“Precisamos urgentemente, desesperadamente, de equipamentos de proteção individual. Não sendo possível, viável ou sequer razoável quebrar a ligação dos trabalhadores com as suas famílias, temos de acautelar o mais possível os trabalhadores e os utentes e isso só pode fazer-se com equipamentos”, alertou.

Este domingo, foi já confirmada a expedição de 15 mil máscaras e 500 kits de proteçao médicos desde a cidade chinesa de Shengyan para a cidade de Braga, de forma a guarnecer a unidade hospitalar local, onde já ficam internados doentes com Covid-19.

Confirmados 14 mortos e 1.600 infetados

O número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, que causa a doença Covid-19, subiu para 1.600 casos em Portugal, anunciou, este sábado, a Direção-Geral da Saúde (DGS), mais 320 do que na sexta-feira. Estão confirmados 14 óbitos.

Macau vai doar um milhão de máscaras às misericórdias portuguesas

Fonte: DGS

Foram confirmados mais dois óbitos em relação a sábado.

Há 1.152 casos suspeitos que aguardam resultado laboratorial e cinco pacientes dados como curados.

Dos 1.600 confirmados, 169 estão internados enquanto os restantes recuperam em casa.

Macau vai doar um milhão de máscaras às misericórdias portuguesas

Fonte: DGS

Existem 41 em estado grave/crítico.

825 casos são no Norte do país, 534 na Grande Lisboa e 180 no Centro. Algarve tem 35 casos confirmados, Açores quatro e Madeira sete. O Alentejo regista cinco casos. Há ainda dez portugueses no estrangeiro com confirmação de infeção.

Mais de 300 mil casos em todo o mundo

Mais de 300.000 casos de infeção pelo novo coronavírus foram registados desde o início da pandemia, segundo uma atualização da contagem realizada pela agência AFP, divulgada hoje, a partir de fontes oficiais.

De acordo com a contagem da agência noticiosa, até às 09:00 de hoje, existiam pelo menos 300.097 pessoas infetadas, das quais 12.895 morreram, em 169 países e territórios.

Na China, onde surgiu a pandemia, foram registados 81.054 casos de infetados, dos quais 3.261 morreram.

Em Itália, o país que é atualmente o mais atacado pela covid-19, foram verificados 53.578 casos de pessoas infetadas, registando 4.825 mortos.

O número de casos de Covid-19 contabilizados pela AFP apenas reflete uma fração real das contaminações, já que um grande número de países apenas realiza o teste de despiste da doença aos casos que necessitem hospitalização.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
"até ao momento" não há infetados ou casos suspeitos em navio atracado em lisboa

"Até ao momento" não há infetados ou casos suspeitos em navio atracado em Lisboa

Próximo Artigo
Lar cavaloes famalicao

ARS diz ter ativado “procedimentos para controlo da pandemia” em lar de Famalicão

Artigos Relacionados