O Chega indicou hoje o nome de Luís António Pinheiro da Rocha como candidato à Câmara de Arcos de Valdevez nas eleições autárquicas deste ano, nas mãos do PSD desde as primeiras eleições livres, em 1976.
“Aceitei o convite por entender ser a única ideologia partidária capaz de mudar o paradigma político dos últimos 50 anos no concelho”, refere o candidato citado num comunicado enviado às redações.
O arquiteto de 50 anos, natural da freguesia de Couto, no concelho de Arcos de Valdevez, tem “uma experiência política marcante, foi presidente da Assembleia de Freguesia e candidato, como independente, à Junta de Freguesia”.
“O seu compromisso com a comunidade foi uma extensão natural do seu trabalho profissional, buscando sempre aplicar os seus conhecimentos para melhorar a sua terra natal, o Couto, e os que nela vivem”, adianta a nota do Chega.
Segundo o partido, Luís da Rocha “dedicou-se à arquitetura e ao ensino, sempre com o objetivo de criar espaços que melhorassem a qualidade de vida das pessoas”, sendo que “a sua paixão por transformar espaços também o levou a envolver-se ativamente na política local”.
Para o Chega, “ao longo dos anos, Luís da Rocha tornou-se numa referência na sua região, combinando a prática da arquitetura com a dedicação ao serviço público”.
“A sua trajetória reflete o desejo de construir não apenas edifícios, mas um futuro mais justo e harmonioso para a sua comunidade”, sustenta o partido.
O executivo da Câmara de Arcos de Valdevez conta com cinco eleitos do PSD e dois do PS.
O atual presidente da Câmara é o social-democrata João Manuel Esteves, que não pode concorrer por ter atingido o limite de três mandatos consecutivos. O partido ainda não anunciou o nome do seu sucessor.
O PS já indicou o nome médico João Braga Simões como cabeça de lista, pela segunda vez, à Câmara de Arcos de Valdevez.
As eleições autárquicas deverão decorrer entre 22 setembro e 14 outubro de 2025.