Lua ‘avermelhada’ no Minho pode ser efeito dos incêndios na América do Norte

Meteorologia

A tez avermelhada da lua na noite deste sábado está a intrigar quem olha para os céus. O astro e primeiro satélite conhecido na órbita do planeta Terra mostra-nos essa cor possivelmente devido ao fumo dos incêndios que se arrasta na atmosfera, vindo do estado da Califórnia, nos Estados Unidos da América.

O assunto foi levantado pelo portal dedicado à meteorologia Meteo Trás os Montes – Portugal, na sua página de Facebook, dando conta da chegada do fumo dos incêndios e que isso terá provocado o efeito de coloração que vemos da Lua.

O MINHO consultou as projeções do Serviço de Monitorização Atmosférica de Copérnico (CAMS), da União Europeia, que fornece dados e informações contínuos sobre a composição da atmosfera, e confirmou que existe uma camada de aerossol proveniente da queima de biomassa (incêndios) a pairar sobre a região Centro e Norte de Portugal proveniente do outro lado do Atlântico (pode ver aqui o vídeo animado, no segundo mapa).

Fonte: CAMS

O serviço descreve a situação atual, prevê a situação alguns dias mais tarde. De acordo com as previsões, o fumo deverá dissipar-se na região de Portugal a partir de quarta-feira.

Márcio Santos, administrador da Meteo Trás os Montes – Portugal e estudioso da meteorologia, não tem dúvidas que o fumo vem da América do Norte e está a provocar a cor avermelhada da lua no Norte do país. “Repare no sul do país a lua está normal. A pluma só está a afetar o norte, parte do centro e a Galiza neste momento”, disse a O MINHO.

Braga Foto: Rui Oliveira (via Meteo Trás os Montes – Portugal)
Arcos de Valdevez. Foto: Rui Miguel (via Meteo Trás os Montes – Portugal)
Famalicão. Foto: Carla Ferreira (via Meteo Trás os Montes – Portugal)

Márcio explica que a cor avermelhada da lua “pode ocorrer (por exemplo) devido à poluição gerada nas cidades ou aos incêndios florestais, muitas vezes potenciado pelo pântano anticiclónico”. “As altas pressões retêm as partículas estagnadas nessas regiões e tanto a lua como o sol refletem os tons alaranjados”, explica.

“O que está a acontecer neste momento é que tal como as nuvens seguem a circulação geral da atmosfera, de oeste para leste, também o fumo fez essa viagem rumo à Europa”, explica, acrescentando que “neste caso estamos a falar de uma pluma já em camadas mais altas da atmosfera que viajou milhares e milhares de quilómetros”.

“Nesta imagem a pluma é perfeitamente visível, o branco mais transparente é fumo que chega do Atlântico à Península”, assegura Márcio.

Foto: DR

A Califórnia regista alguns dos piores incêndios da história naquela região desde que há registo. Várias localidades foram evacuadas e mais de 300 mil hectares de território arderam. Não há previsão para quando os incêndios estarão controlados.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados