Lindoso volta a malhar o centeio junto aos espigueiros

Tradição

Está de regresso a tradição da malhada do centeio em Lindoso, no concelho de Ponte da Barca, numa forma de homenagear e preservar as tradições minhotas naquela freguesia que é bastante conhecida pelos seus espigueiros comunitários.

Com o centeio devidamente colhido e tratado, ficará em repouso na eira comunitária até ao próximo dia 09 de julho, data em que será malhado por populares voluntários que querem manter vivas as tradições antigas.

Foto: Célia Garrido
Foto: Célia Garrido
Foto: Célia Garrido
Foto: Célia Garrido

O anúncio da data foi partilhado nas redes sociais pela página oficial da Porta do Lindoso, uma das entradas no Parque Nacional Peneda-Gerês.

De acordo com uma nota publicada no site da Direção-geral de Património, existem 64 espigueiros, reunidos a esmo num espaço delimitado e com topo traseiro virado a sudoeste, de onde vem a chuva.

Existem os espigueiros todos de pedra, os mistos, os que têm corpo e cobertura de pedra e ripado de madeira e ainda o espigueiro com telhado de cápea e guarda-vento.

Com enquadramento rural, de encosta, em implantação harmónica, os espigueiros erguem-se agrupados no pendor do morro que o castelo coroa, fronteiro à povoação e sobranceiros à vertente que desce para o rio Lima, entre afloramentos de granito e grandes lajes.

São vedados por muro para impedir passagem do gado.

O espigueiro mais antigo data de 1787. O mais recente é do ano de 1967.

A zona encontra-se “em vias de classificação”, e foi homologada como IIP – Imóvel de Interesse Público, pelo despacho de 16 fevereiro 1983.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados