Lar com 180 idosos em Ponte de Lima está sem direção e pede ajuda à comunidade

Casa da Caridade
Lar com 180 idosos em ponte de lima está sem direção e pede ajuda à comunidade
Foto: DR / Arquivo

A Casa de Caridade – Lar Nossa Senhora da Conceição, em Ponte de Lima, está a precisar de ajuda urgente para poder colmatar uma dívida de cerca de 100 mil euros a fornecedores, de forma a poder adquirir equipamento individual de proteção e outros bens de primeira necessidade.

O apelo foi deixado a O MINHO pelo presidente do Conselho Fiscal, Abel Baptista, depois de ter tomado conhecimento da dimensão das dívidas que a anterior direção deixou ao encargo de quem agora tenta administrar o lar de forma interina.

“Nos últimos anos, esta instituição começou a degradar-se, nós fomos acompanhando mais de perto e começamos a tentar tomar algumas atitudes, mas quem tem o poder é sempre a direção”, explica.

O presidente da direção foi, entretanto, afastada por ordem do Tribunal, levando a que o Conselho Fiscal e a Assembleia Geral, restantes órgãos da instituição, se inteirassem do “estado de degradação” das contas financeiras, depois de toda a direção executiva se ter demitido.

“O presidente da Assembleia Geral detetou dívidas de mais de 100 mil euros a fornecedores, e neste momento é preciso arranjar fôlego para nos ajudar a pagar estas contas”, explica Abel Baptista, apelando a ajuda dos sócios e da comunidade local.

“Habitualmente, os sócios pagam quotas no final do ano, por isso estamos a pedir se podem pagar já nesta altura de forma a evitar a rutura de fornecimento de bens”, diz.

“Também temos excesso de despesa que não nos permite comprar equipamento de proteção individual, quer para os trabalhadores, quer para utentes”, realça o responsável pelo órgão que fiscaliza, adiantando que “um amigo em Cascais expediu caixas de luvas, mas isso não chega, como é óbvio”.

Os salários dos trabalhadores ainda vão sendo assegurados com a contribuição feita pela Segurança Social, mas toda a restante despesa tem de ser comportada pela instituição.

O lar conta atualmente com cerca de 110 utentes em regime permanente e cerca de 70 em termos de apoio domiciliário.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Alunos não serão prejudicados por não haver aulas práticas nem de laboratório

Alunos não serão prejudicados por não haver aulas práticas nem de laboratório

Próximo Artigo
Cim do cávado “preocupada e apreensiva” com falta de limpeza das matas

CIM do Cávado “preocupada e apreensiva” com falta de limpeza das matas

Artigos Relacionados