Lar com 180 idosos em Ponte de Lima está sem direção e pede ajuda à comunidade

Casa da Caridade
Foto: DR / Arquivo

A Casa de Caridade – Lar Nossa Senhora da Conceição, em Ponte de Lima, está a precisar de ajuda urgente para poder colmatar uma dívida de cerca de 100 mil euros a fornecedores, de forma a poder adquirir equipamento individual de proteção e outros bens de primeira necessidade.

O apelo foi deixado a O MINHO pelo presidente do Conselho Fiscal, Abel Baptista, depois de ter tomado conhecimento da dimensão das dívidas que a anterior direção deixou ao encargo de quem agora tenta administrar o lar de forma interina.

“Nos últimos anos, esta instituição começou a degradar-se, nós fomos acompanhando mais de perto e começamos a tentar tomar algumas atitudes, mas quem tem o poder é sempre a direção”, explica.

O presidente da direção foi, entretanto, afastada por ordem do Tribunal, levando a que o Conselho Fiscal e a Assembleia Geral, restantes órgãos da instituição, se inteirassem do “estado de degradação” das contas financeiras, depois de toda a direção executiva se ter demitido.

“O presidente da Assembleia Geral detetou dívidas de mais de 100 mil euros a fornecedores, e neste momento é preciso arranjar fôlego para nos ajudar a pagar estas contas”, explica Abel Baptista, apelando a ajuda dos sócios e da comunidade local.

“Habitualmente, os sócios pagam quotas no final do ano, por isso estamos a pedir se podem pagar já nesta altura de forma a evitar a rutura de fornecimento de bens”, diz.

“Também temos excesso de despesa que não nos permite comprar equipamento de proteção individual, quer para os trabalhadores, quer para utentes”, realça o responsável pelo órgão que fiscaliza, adiantando que “um amigo em Cascais expediu caixas de luvas, mas isso não chega, como é óbvio”.

Os salários dos trabalhadores ainda vão sendo assegurados com a contribuição feita pela Segurança Social, mas toda a restante despesa tem de ser comportada pela instituição.

O lar conta atualmente com cerca de 110 utentes em regime permanente e cerca de 70 em termos de apoio domiciliário.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados