Kamov chega a Braga já este sábado para combater incêndios

Cávado vai contar com 260 operacionais e 58 meios terrestres na fase mais crítica
Foto: DR / Arquivo

A região do Cávado vai contar com 260 operacionais, 58 meios terrestres e um helicóptero bombardeiro pesado (kamov) para combate a incêndios na fase mais crítica, entre 01 de julho e 30 de setembro, foi hoje divulgado.

Em declarações à Lusa, o comandante do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado, Manuel Moreira, referiu que se trata de um dispositivo “em tudo semelhante” ao do ano passado.

O helicóptero vai ficar no centro de meios aéreos de Braga e chega este sábado, para estar pronto a operar já a partir de domingo.

Manuel Moreira explicou que aquele helicóptero atua preferencialmente em cenários de ataque planeado, mas, em casos excecionais, pode também ser utilizado no ataque inicial.

Para este ataque inicial, a região do Cávado contará, preferencialmente, com o apoio de seis meios aéreos ligeiros colocados em localidades limítrofes, designadamente Vila Nova de Famalicão e Fafe, ambas no distrito de Braga, e ainda Arcos de Valdevez (dois), Paredes e Ribeira de Pena.

Estes meios responderão “à chamada”.

O comandante da Subregião do Cávado da ANEPC, major Manuel Moreira. Foto: Joaquim Gomes / O MINHO

Manuel Moreira sublinhou que o dispositivo deste ano é “em tudo semelhante” ao de 2024.

O ministro da Presidência, Leitão Amaro, já esclareceu que este ano “mudou o critério de contabilização” dos operacionais envolvidos no combate aos incêndios rurais, passando o dispositivo a contar apenas com os elementos que “estão efetivamente disponíveis”.

Deixou, assim, de contemplar os meios e recursos afetos à vigilância e deteção, os quais são objeto de diretiva própria da responsabilidade da Guarda Nacional Republicana.

237 incêndios e 917 hectares ardidos em 2024

Em 2024, o Cávado registou 237 incêndios rurais e uma área ardida de 917 hectares.

Do total daqueles incêndios, 96 (cerca de 41%) ocorreram em setembro.

A região do Cávado engloba os municípios de Braga, Esposende, Barcelos, Amares, Vila Verde e Terras de Bouro e tem uma área florestal de 40 mil hectares, em que predominam o eucalipto e o pinheiro-bravo.

Acolhe duas áreas protegidas: o Parque Nacional da Peneda-Gerês e o Parque Natural do Litoral Norte.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior

Arcos de Valdevez: Rouba cartão multibanco a idoso de 87 anos e gasta 18 mil euros

Próximo Artigo

Poeiras de África já chegaram ao Minho. Saiba como se proteger

Artigos Relacionados