Poeiras de África já chegaram ao Minho. Saiba como se proteger

DGS emitiu recomendações
Poeiras de áfrica já chegaram ao minho. Saiba como se proteger
Foto: Lusa

Uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África, que transporta poeiras em suspensão, que vai prejudicar a qualidade do ar no Minho, bem como em todo Portugal continental, a partir desta sexta-feira.

A situação pode estender-se até sábado e dias seguintes, apontou a autoridade de saúde, numa nota.

“Prevê-se a ocorrência de uma situação de fraca qualidade do ar no Continente, registando-se um aumento das concentrações de partículas inaláveis de origem natural no ar”, pode ler-se.

Este poluente (partículas inaláveis) tem efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, como as crianças e os idosos, cujos cuidados de saúde devem ser redobrados.

Enquanto este fenómeno se mantiver, a DGS recomenda a população a evitar esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fatores de risco, como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.

A previsão de tempo quente levou também a Direção-Geral da Saúde a recomendar medidas preventivas, como beber água regularmente, evitando a ingestão de bebidas alcoólicas.

Recomendações

Eis as recomendações da DGS:

– A população em geral deve evitar os esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.

– Os seguintes grupos de cidadãos, pela sua maior vulnerabilidade aos efeitos deste fenómeno, para além de cumprirem as recomendações para a população em geral, devem, sempre que viável, permanecer no interior dos edifícios e, preferencialmente, com as janelas fechadas: crianças; idosos; doentes com problemas respiratórios crónicos, designadamente asma; doentes do foro cardiovascular.

– Os doentes crónicos devem manter os tratamentos médicos em curso.

– Em caso de agravamento de sintomas contactar a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou recorrer a um serviço de saúde.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Kamov chega a braga já este sábado para combater incêndios

Kamov chega a Braga já este sábado para combater incêndios

Próximo Artigo
Máquinas e equipamentos de fábrica falida em valença estão em leilão por meio milhão de euros

Máquinas e equipamentos de fábrica falida em Valença estão em leilão por meio milhão de euros

Artigos Relacionados