Jovens condenados por extorsão a presidente de junta de Braga

Caso remonta a abril de 2015.
Jovens condenados por extorsão a presidente de junta de braga
Foto: DR

Três jovens foram condenados por extorsão esta semana pela acusação de aterrorizarem Orlando Gomes, presidente da Junta de Freguesia de Escudeiros, Braga, em 2015. Os arguidos ameaçaram raptar-lhe a família caso o autarca não entregasse 5 mil euros ao grupo.

O tribunal optou por suspender as penas – entre um ano e meio e três anos -, apesar de reconhecer “a elevada intensidade da culpa dos arguidos e ilicitude dos factos” e de dois dos arguidos já terem antecedentes criminais. No entanto, a suspensão fica dependente de os arguidos pagarem 3 mil euros de indemnização à vítima e se sujeitarem a um plano individual de readaptação social.

“A simples censura do facto e a ameaça de prisão realizam, de forma adequada e suficiente, as finalidades da punição”, considerou o juiz Emídio Rocha Peixoto, segundo avança o “Correio da Manhã”.

O caso remonta a abril de 2015. Na altura, um dos arguidos, que conhecia a vítima, fez telefonemas anónimos a exigir 5 mil euros, ou a família sofreria consequências.

O autarca entrou em contato com o Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Braga, que montou uma cilada ao grupo, apanhado em flagrante.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Sindicato da psp considera insuficiente 600 novos agentes em 2019

Sindicato da PSP considera insuficiente 600 novos agentes em 2019

Próximo Artigo
Startup 'abriu' digitalmente lojas de fábricas têxteis de barcelos e guimarães

Startup 'abriu' digitalmente lojas de fábricas têxteis de Barcelos e Guimarães

Artigos Relacionados