Três jovens foram condenados por extorsão esta semana pela acusação de aterrorizarem Orlando Gomes, presidente da Junta de Freguesia de Escudeiros, Braga, em 2015. Os arguidos ameaçaram raptar-lhe a família caso o autarca não entregasse 5 mil euros ao grupo.
O tribunal optou por suspender as penas – entre um ano e meio e três anos -, apesar de reconhecer “a elevada intensidade da culpa dos arguidos e ilicitude dos factos” e de dois dos arguidos já terem antecedentes criminais. No entanto, a suspensão fica dependente de os arguidos pagarem 3 mil euros de indemnização à vítima e se sujeitarem a um plano individual de readaptação social.
“A simples censura do facto e a ameaça de prisão realizam, de forma adequada e suficiente, as finalidades da punição”, considerou o juiz Emídio Rocha Peixoto, segundo avança o “Correio da Manhã”.
O caso remonta a abril de 2015. Na altura, um dos arguidos, que conhecia a vítima, fez telefonemas anónimos a exigir 5 mil euros, ou a família sofreria consequências.
O autarca entrou em contato com o Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Braga, que montou uma cilada ao grupo, apanhado em flagrante.