Jovem português baleado pelo Estado Islâmico na Áustria é de Barcelos

Galegos Santa Maria
Jovem português baleado pelo estado islâmico na áustria é de barcelos

O jovem português de 25 anos que foi baleado durante um atentado terrorista na Áustria, na passada segunda-feira, é de Galegos Santa Maria, em Barcelos, apurou O MINHO junto de fonte próxima da família.

Os pais viviam na freguesia antes de emigrarem para o Luxemburgo. Atualmente, regressaram ao concelho, onde vivem.

Estudante em Viena, na Áustria, o jovem foi surpreendido numa esplanada por um tiroteio em pleno centro da capital austríaca, que provocou quatro mortos e diversos feridos.

Fonte da família disse a O MINHO que o jovem já fez uma cirurgia e encontra-se estável e sem correr perigo de vida.

Ao que apurou o nosso jornal, os pais, que se encontram em Barcelos, não conseguem ir para a Áustria face às restrições provocadas pela pandemia.

O Presidente da República já veio lamentar o ataque sofrido pelo jovem, repudiando “todos os atos de violência”.

“Foi com choque e tristeza que tomei conhecimento do ataque que teve lugar no centro de Viena e que provocou a morte de quatro pessoas e diversos feridos, entre estes últimos um jovem português”, lê-se na mensagem enviada ao Presidente da Áustria, divulgada no portal da Presidência da República na Internet.

“Neste momento difícil, quero exprimir a minha solidariedade para com a Áustria e o povo austríaco e apresento a vossa excelência, em nome do povo português e no meu próprio, a expressão da mais sentida solidariedade e sincero pesar”, acrescenta o chefe de Estado.

Segundo a Agência Lusa, citando o gabinete da secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, a evolução do estado de saúde do jovem está a ser acompanhada através da Embaixada de Portugal em Viena.

Em declarações à TVI, a secretária de Estado das Comunidades disse que o jovem era estudante universitário em Viena, foi baleado no ataque, mas “está a recuperar bem”.

O ataque, que já foi reivindicado pelo Estado Islâmico (ISIS), começou através de um tiroteio numa rua central onde se situa a principal sinagoga de Viena, próxima de uma área de bares.

Os terroristas seguiram com o tiroteio pelo centro da cidade, disparando sobre os lugares de esplanadas, que se encontravam cheios de cidadãos.

Segundo a imprensa internacional, do ataque resultaram quatro vítimas mortais e 17 feridos. Um dos atacantes foi morto no local pela polícia, mas um segundo suspeito está em fuga.

De acordo com o ministro do Interior da Áustria, o atacante que foi abatido a tiro pela polícia estava armado com uma espingarda de assalto e utilizava um cinto de explosivos “falsos”.

Diz Karl Nehammer que o homem “era uma pessoa radicalizada que se sentia próxima do Estado Islâmico”.

Já o chanceler austríaco, Sebastian Kurz, apelidou a situação como um “repugnante ataque terrorista” que poderá ter por detrás motivações “anti-semitas”.

(notícia atualizada às 19h41 com informação atualizada pela família da vítima. Foi retirada a foto e o nome do jovem a pedido da família, o qual respeitámos)

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Estado de emergência em portugal "só depois de sexta-feira"

Estado de Emergência em Portugal "só depois de sexta-feira"

Próximo Artigo
Não é só uma rotunda que nasce em celorico de basto. "vai nascer uma nova centralidade"

Não é só uma rotunda que nasce em Celorico de Basto. "Vai nascer uma nova centralidade"

Artigos Relacionados