Seguir o O MINHO

Barcelos

Jovem desaparecido no rio Minho é de Barcelos

Buscas no rio Minho

em

Foto: Infomiño.com

O jovem que desapareceu esta tarde de domingo durante uma prova de triatlo em Vila Nova de Cerveira é de Barcelos.

Fonte dos Bombeiros de Cerveira disse a O MINHO que as buscas decorrem até que exista luminosidade, devendo ser suspensas por volta das 20:00 deste domingo.

O jovem participava no Triatlo da Amizade, prova que liga Tomino (Galiza) a Cerveira (Minho), e terá desaparecido durante um percurso de 750 metros em que os atletas atravessavam o rio Minho a nado.

Em declarações à agência Lusa, o comandante da Capitania de Caminha, Pedro Costa, adiantou que “o corpo do jovem, que iria completar 24 anos este mês, ainda não foi encontrado, sendo que as buscas vão continuar até que a luminosidade o permita”.

Pedro Costa adiantou que “a família do jovem se encontrava no cais de Vila Nova de Cerveira, a acompanhar a prova”. Desconhecem-se as causas do desaparecimento.

O presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, que se encontra no local a acompanhar as operações de busca, explicou que “a primeira parte da prova incluía a travessia do rio Minho, entre o Espaço Fortaleza, em Goián, na Galiza, e o parque de transição no Cais do Rio Minho, em Vila Nova de Cerveira”.

“No primeiro terço da prova, o jovem deixou de ser visto nadar. Os meios de socorro iniciaram de imediato as buscas, mas sem sucesso”, especificou Fernando Nogueira.

O autarca explicou que as operações de busca envolvem meios da Polícia Marítima, da Comandância Naval de Tui, um meio aéreo do Salvamento Marítimo de Espanha, os bombeiros de Vila Nova de Cerveira e das federações portuguesa e galega da modalidade.

As buscas devem retomar nesta segunda-feira.

Notícia atualizada às 19h46 com declarações da Capitania de Caminha

Anúncio

Barcelos

Três feridos por inalação de fumo em Barcelos

Incêndio urbano

em

Foto: Vitor Vasconcelos / O MINHO

Um incêndio urbano provocou três feridos por inalação de fumos, ao início da manhã desta quinta-feira, em Barcelos, disse a O MINHO fonte do CDOS de Braga.

O incêndio ocorreu numa garagem de uma moradia em Galegos Santa Maria, com o alerta a ser dado cerca das 07:30 horas, segundo fonte da proteção civil.

Foto: Vítor Vasconcelos / O MINHO

Foto: Vítor Vasconcelos / O MINHO

No local estiveram as corporações dos Bombeiros de Barcelos e de Barcelinhos num total de 21 operacionais apoiados por oito viaturas.

A equipa médica da VMER de Barcelos também esteve no teatro de operações.

A GNR de Barcelos registou a ocorrência.

Continuar a ler

Barcelos

Exército instala tendas para apoiar unidades de saúde em Barcelos

Covid-19

em

Foto: Divulgação / CM Barcelos

O Exército instalou hoje duas tendas na cidade de Barcelos, uma junto ao hospital e outra junto ao centro de saúde, que vão estar ao serviço das autoridades sanitárias.

A instalação das tendas partiu de um pedido do Hospital de Barcelos e do ACES Cávado III à Câmara de Barcelos, revela a autarquia em nota de imprensa, na qual adianta que também está “prevista a cedência, por parte da Câmara Municipal, de dois monoblocos ao Hospital de Barcelos, no âmbito do combate à pandemia Covid-19”.

Para além destes equipamentos, a autarquia já havia disponibilizado ao Hospital de Barcelos uma tenda da Proteção Civil Municipal e o Pavilhão Municipal, tendo efetuado, há alguns dias, o transporte e instalação de um monobloco cedido pela freguesia de Macieira de Rates.

Continuar a ler

Barcelos

Barcelos abdica da cobrança de taxas e rendas

Covid-19

em

Foto: DR

A Câmara de Barcelos vai abdicar da cobrança de rendas e taxas até ao dia 30 de junho. Esta é uma das medidas de mitigação dos efeitos da pandemia da covid-19 que Miguel Costa Gomes vai levar a aprovação do executivo municipal, que irá reunir sexta-feira através de videoconferência.

“Vou propor a suspensão dos pagamentos da renda dos espaços municipais, como a Feira e o Mercado Municipal, bem como da taxa dos resíduos sólidos até 30 de junho”, adiantou o presidente da autarquia, que colocou também em cima da mesa o eventual “perdão” desses pagamentos.

Neste âmbito, a Câmara de Barcelos vai fazer uma análise do impacto financeiro da pandemia de covid-19 na autarquia.

Miguel Costa Gomes vai, ainda, na reunião da Câmara, “propor a suspensão de toda e qualquer atividade do Município” até ao final de junho, período que poderá vir a ser ajustado à evolução da pandemia. O autarca espera “unanimidade” em torno desta proposta, até porque, nota, “é por de mais evidente que não é possível realizar a Festa das Cruzes…”.

Continuar a ler

Populares