Jovem de Vizela cria ‘caixa alimentar’ para quem “está a passar mal e tem vergonha de pedir”

Bárbara Brito, jovem estudante residente em Vizela, criou uma caixa solidária alimentar junto ao quartel da GNR de Vizela, de forma a ajudar quem atravessa maiores necessidades face às limitações provocadas pela pandemia de covid-19. Em poucas horas, já ajudou a criar outras duas semelhantes numa das freguesias do concelho.

A ideia surge através de um programa da SIC que deu o exemplo de Nuno Botelho, alguém que criou a primeira caixa solidária em frente a casa. “Leve o que quiser, deixe o que precisar”, é o lema deste projeto que já começa a ter várias réplicas em todo o país.

Bárbara explica a O MINHO que avançou com a iniciativa “depois de ver o programa Estamos Aqui, da SIC:”Achei a ideia magnífica e fácil de aplicar na minha cidade, tanto é que findo o programa arranjei cá em casa uma caixa onde coloquei vários alimentos, idealizei os layouts a colocar na caixa e a sua sinalização e a primeira foi colocada por volta da meia noite numa rua que tem bastante movimento”, disse a autora.

Bárbara Brito. Foto cedida a O MINHO pela própria

Com 18 anos, Bárbara Ferreira de Brito, é estudante na Escola Básica e Secundária de Infias, em Vizela, onde cursa ciências socioeconomicas no 12.° ano.

Durante o dia de hoje, foram várias as pessoas que deixaram um contributo na caixa idealizada pela estudante, entre as quais funcionárias de uma loja Well’s, deixando um impulso de “esperança” à autora da ideia.

Com a caixa vizelense a ser colocada propositadamente em frente ao posto da GNR de Vizela, Bárbara revela que esta é apenas a primeira de várias que está a pensar implementar na cidade.

Sobre possíveis furtos que têm ocorrido noutros locais, a estudante refere ter estado no local, ao início da tarde de hoje, “para verificar se estava tudo em ordem”. E estava, não só tudo em ordem como a caixa já estava cheia.

Em poucas horas, a caixa de Vizela encheu de mantimentos. Foto cedida a O MINHO por Bárbara Brito

A ideia está a ser bem sucedida. E replicada

Para além de já ter enchido com contributo de diferentes pessoas, um grupo de jovens da freguesia de Infias, no mesmo concelho, entrou este domingo em contacto com Bárbara para ajudar a concretizar este projeto noutros locais.

“Disponibilizei-me de imediato. Eles arranjaram duas caixas, imprimi os layouts e dirigi-me à freguesia para ajudar na sua colocação e divulgação, e, felizmente, as caixas encheram-se rapidamente com bens de primeira necessidade”, conta a O MINHO.

Mais duas caixas nascem em Infias, Vizela. Foto cedida a O MINHO por Bárbara Pinto

“O meu maior objetivo é conseguir replicar estas caixas por todas as freguesias do nosso concelho, bem como consciencializar freguesias vizinhas e concelhos vizinhos a seguirem um exemplo que eu própria também segui”, consciencializa.

Com o objetivo de “nunca faltar um prato de comida em nenhum lar”, a jovem espera agora chegar ao maior número de pessoas possível. E para isso conta com a divulgação deste artigo de O MINHO.

Grupo de Facebook mostra caixas em todo o país

A nível nacional, existe já um grupo no Facebook com mais de 25 mil membros onde as réplicas da iniciativa levadas a cabo em todo o país são publicadas. Infelizmente, algumas das caixas já foram roubadas.

Grupo de Facebook: Caixa.Solidária

Outra publicação mostra um bilhete de agradecimento de alguém que passa um mau bocado face às limitações na economia e nos empregos que se tem vindo a sentir desde meados de março, provocando já fome em alguns lares.

Grupo de Facebook: Caixa.Solidária

Ainda sobre a caixa de São Miguel de Vizela, Bárbara diz já ter notado troca de alimentos, o que significa que alguém que passa por dificuldades já encontrou neste pequeno gesto uma forma de aguentar mais algum tempo até que, aos poucos, a pandemia da nova doença abrande e tudo volte ao normal.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

30 brasileiros da região de Braga regressam a casa em voo pago pelo governo do Brasil

Próximo Artigo

Terço gigante feito em balões elevou Senhora da Graça nos céus de Braga

Artigos Relacionados
x