João Pedro Coelho, de 25 anos, natural de Fornelos, concelho de Ponte de Lima, conquistou o mais importante prémio culinário da Suíça, o “Cozinheiro de Ouro”.
O limiano conquistou o prémio, ontem, perante um público de 1.000 pessoas e um júri de prestígio no Kursaal de Berna.
“Após cinco horas e meia de alta gastronomia, demonstrou todo o seu talento ao preparar pratos de peixe e carne”, segundo a página Portugueses na Suíça.
João Pedro Coelho é subchefe de cozinha no Le Restaurant de l’Hôtel de Ville de Crissier, um dos melhores restaurantes do mundo.
João Pedro Coelho assegurou hoje à Lusa que “há sempre mais alguma coisa para conquistar”.
“Este é um prémio que representa muito. É o maior concurso de cozinha na Suíça e dos maiores que existe no mundo. É dos mais importantes para quem está no mundo da gastronomia. Ganhar representa muito, devido à quantidade de trabalho que desenvolvi. Chegar ao topo de alguma coisa tem um significado enorme”, disse, em declarações à Lusa, depois de ter vencido o galardão na noite de segunda-feira.
João Coelho é subchefe num restaurante suíço com “três estrelas Michelin há 30 anos”, onde “sempre quis trabalhar”, e depois de vencer o prémio garante que “há sempre alguma coisa para conquistar”, embora “por enquanto” não tenha definido um novo objetivo.
O jovem tirou em Ponte de Lima o curso de cozinha que terminou em 2017 e há cinco anos e meio, após várias candidaturas, foi aceite no Le Restaurant de l’Hôtel de Ville de Crissier.
“Sempre quis trabalhar neste restaurante. Representa um mundo de alta gastronomia com o qual me identifico. Já foi várias vezes eleito o melhor restaurante do mundo e atualmente é o terceiro melhor”, observou.
O restaurante faz, também, “um estilo de cozinha” que agrada a João Coelho, por se tratar de “uma cozinha clássica com muito trabalho no prato, muita atenção ao detalhe e à precisão”.
Notícia atualizada às 11h51 com mais informação.
Com Lusa