Jovem ‘chef’ de Cerveira levou as “meias luas de Viana” até à Noruega

Beatriz Coelho representou Portugal em concurso gastronómico europeu

Beatriz Coelho, vencedora do Minho Young Chef Awards 2021, participou esta semana na final europeia desta iniciativa, que decorreu na Noruega, apresentando a concurso uma versão inovadora do doce “meias luas de Viana”.

Trata-se de um doce tradicional conventual habitualmente feito e vendido antigamente no Recolhimento de Santiago, em Viana do Castelo, que a jovem de 17 anos e natural de Cerveira, ex-aluna do Curso Técnico de Cozinha e Pastelaria na escola profissional ETAP, em Vila Praia de Âncora, recriou.

Beatriz havia vencido a prova regional “Minho Young Chef Awards 2021” (MYCA), que decorreu em fevereiro de 2022, promovida pelo Consórcio Minho Inovação que integra as três Comunidades Intermunicipais: Alto Minho, Cávado e Ave. A orgnização dá ainda conta que durante estes dias, em Trondheim, Beatriz Coelho foi nomeada Embaixadora Regional do IGCAT para promover a diversidade cultural e alimentar.

Foto: Divulgação / EYCA

Em comunicado, a promotora do concurso, a cargo do Instituto Internacional de Gastronomia, Cultura, Artes e Turismo (IGCAT) em parceria com a Região Europeia da Gastronomia 2022 – Trondheim-Trøndelag, destaca a receita tradicional e numa versão inovadora criada pela própria e pelo seu mentor, o chef Rui Ribeiro, uma interpretação criativa e contemporânea de um prato de raízes minhotas, dando a conhecer o potencial da gastronomia minhota na prestigiada competição.

Foto: Divulgação / EYCA

O vencedor foi o jovem Pau Sintes Juanico de Menorca, Região Europeia da Gastronomia 2022 com um prato de beringelas ao estilo de Menorca “simples e complexo”, conquistando o júri internacional presidido pelo chef Espen Laumann, vencedor do prémio da edição de 2021 da região anfitriã, Trondheim-Trøndelag, Região Europeia de Gastronomia premiada em 2022.

Foto: Divulgação / EYCA

Para a organização, o European Young Chef Award visou “promover a inovação na cozinha tradicional, destacar as culturas alimentares sustentáveis e criar futuros embaixadores para os produtos locais/endógenos. Este evento, julgado por chefs e especialistas internacionais foi uma oportunidade para networking entre finalistas de competições que aconteceram em todas as regiões da Europa”.

 

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x