Um jovem de 19 anos foi multado na madrugada desta sexta-feira em 900 euros por ter sido apanhado pela polícia a urinar contra a Catedral de Lugo, um monumento considerado Património da Humanidade pela UNESCO. Ao lado do monumento religioso, existe uma grande diversidade de bares e discotecas.
Segundo relata o jornal La Voz de Galicia, o jovem foi surpreendido por uma patrulha do grupo operativo noturno da Guardia Civil, quando se encontrava em pleno ato na Praça Pio XII.
Os agentes terão identificado o jovem e levantaram um auto de contraordenação baseado na Lei de Resíduos da Galiza. A multa proposta vai até 900 euros.
Segundo o mesmo jornal, estas intervenções têm sido habituais. Nos últimos meses, para além das queixas por ‘alívios’ contra o património, existem ainda várias por ruídos e pelos resíduos deixados por ‘botellón’. Chegaram a ser multados 30 jovens numa noite.
A autoridade policial apelou aos frequentadores destes espaços noturnos para que evitem este tipo de condutas e respeitem o património milenar do centro daquela cidade galega.