Neste Artigo
O treinador do Sporting de Braga, José Peseiro, desvalorizou hoje a contestação dos adeptos no jogo de quinta-feira com o Shakhtar Donestsk, da Liga Europa de futebol, e frisou estar “tranquilo” e “habituado à pressão”.
Durante o jogo com a equipa ucraniana, José Peseiro foi visado com muitos assobios e protestos pelas substituições que fez quando a equipa perdia por 4-1, mas o treinador disse que ele e os jogadores já estão “habituados” a essa pressão e que está “tranquilo”.
Confrontado com uma eventual ‘tolerância zero’ a partir de agora, o treinador preferiu ironizar.
“Concordo inteiramente com a tolerância zero, assim diminui-se a sinistralidade, porque temos que reduzir os acidentes. Mas como não bebo, não excedo a velocidade e cumpro as regras estou tranquilo”, disse.
Os minhotos recebem no domingo o Paços de Ferreira, para a 13.ª jornada da I Liga, e José Peseiro espera “um jogo difícil contra uma equipa que é boa”.
“Estamos a dois pontos do terceiro classificado, a quatro do segundo e a seis do primeiro e queremos vencer para não deixar aumentar essa diferença e, quiçá, reduzi-la, porque há duas equipas que vão jogar entre elas [Benfica-Sporting]”, disse na conferência de imprensa de antevisão da partida.
José Peseiro valorizou “a vantagem” de jogar de três em três dias para poder reagir às recentes derrotas com o FC Porto (1-0, no Dragão) e Shakhtar Donestk (4-2, em casa).
“Assim temos a felicidade de demonstrar o valor que temos e vencer. As derrotas custam sempre, saímos de um objetivo que queríamos, mas isso já passou. Queremos continuar a disputar o grande campeonato que estamos a fazer na Liga, manter a nossa posição e, quiçá, reduzir a distância para os da frente”, disse.
Rosic vai parar cerca de três semanas porque vai ser operado a uma hérnia e José Peseiro admitiu que o central sérvio “andou a jogar em esforço”.
“Todos os erros que ele possa ter cometido nestes jogos é minha responsabilidade. Fez um esforço tremendo por necessidade da equipa, já lhe dei os parabéns pela abnegação, sendo que os profissionais de futebol jogam muitas vezes com dores”, disse.
O treinador avançou que será Bruno Wilson, defesa central de 19 anos da equipa B, que fará dupla com André Pinto no eixo defensivo.
Questionado sobre o pouco rendimento de reforços como Bakic, Martínez, Douglas Coutinho ou Benítez, admitiu que esperava mais deles.
“Esperávamos e esperamos, mas vocês sabem que há jogadores de equipas grandes que não renderam no primeiro ano e hoje estão nos melhores clubes da Europa. Temos que ter noção disso e dar a entender aos jogadores e seus empresários que a nossa estrutura está muito atenta a isso. Não deixamos de acreditar neles por não terem ainda conseguido mostrar o seu valor”, assegurou.
Razia nos centrais ‘dá’ titularidade a Bruno Wilson

O treinador do Sporting de Braga convocou Xeka e Bruno Wilson, não podendo contar com Rosic e Bakic, lesionados.
Bruno Wilson, defesa central da equipa B, estreia-se nos convocados da equipa principal e será titular, revelou hoje José Peseiro, substituindo Rosic, que vai parar cerca de três semanas (vai ser operado a uma hérnia do desportista).
Com mais três centrais indisponíveis – Artur Jorge está castigado e Ricardo Ferreira e Velázquez continuam lesionados -, José Peseiro vai dar a titularidade ao jovem de 19 anos, internacional sub-20 português, que fará dupla com André Pinto no eixo defensivo.
Bakic, com uma tendinite no pé esquerdo, também é baixa de última hora, juntando-se aos igualmente lesionados Ricardo Ferreira, Velázquez, Mauro e Pedro Santos.
De volta às opções do técnico estão Xeka e Douglas Coutinho, devendo o primeiro entrar diretamente para o ‘onze’.
Sporting de Braga, quarto classificado, com 23 pontos, e Paços de Ferreira, 13.º, com 13, defrontam-se às 20:15 de domingo, no Estádio Municipal de Braga, partida que será arbitrada por Nuno Almeida, da Associação de Futebol do Algarve.
A lista dos 19 convocados
– Guarda-redes: Matheus e Marafona.
– Defesas: Marcelo Goiano, Baiano, Bruno Wilson, Djavan e André Pinto.
– Médios: Vukcevic, Xeka, Pedro Tiba e Martínez.
– Avançados: Benítez, Ricardo Horta, Douglas Coutinho, Wilson Eduardo, Alan, Stojiljkovic, Rui Fonte e Hassan.
Duas saídas e três regressos no Paços de Ferreira
Vasco Seabra, treinador principal do Paços de Ferreira em Braga, promoveu hoje três regressos aos convocados, numa lista que perdeu dois centrais, para o jogo da 13.ª jornada da I Liga de futebol.
Miguel Vieira foi expulso por acumulação de amarelos diante do Boavista, num jogo que o Paços venceu por 2-1, enquanto Pedro Monteiro joga na formação pacense por empréstimo dos bracarenses, o que inviabiliza a sua utilização no jogo de domingo.
Em função destas ausências, Vasco Seabra, que orienta ainda internamente o Paços de Ferreira, promoveu os regressos do defesa Francisco Afonso e dos médios Leandro Silva e Vasco Rocha, alargamento a lista de convocados a 19 elementos.
Rabiola e Cícero recuperam de intervenções cirúrgicas e continuam de fora das opções, numa lista de ausentes extensiva a Romeu, Christian, Filipe Ferreira e Mário Felgueiras, todos condicionados.
Lista dos 19 convocados
– Guarda-redes: Rafael Defendi e João Pinho.
– Defesas: Bruno Santos, Ricardo, Marco Baixinho, Francisco Afonso, João Góis e Paulo Henrique.
– Médios: Mateus, Pedrinho, André Leal, Leandro, Vasco Rocha e Minhoca.
– Avançados: Welthon, Gleison, Barnes, Ivo Rodrigues e Ricardo Valente.
Fique a par das Notícias do Sporting de Braga. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui