Jorge Ortiga celebrou missa e foi homenageado em Braga

Arcebispo emérito de Braga

O Centro de Acolhimento O Poverello, da Fundação Domus Fraternitas, em Braga, completou 13 anos de história na última quinta-feira, numa data marcada por uma celebração eucarística presidida pelo arcebispo emérito de Braga, Jorge Ortiga.

Na ocasião, o religioso de Brufe, Famalicão, foi homenageado “pelo apoio dado aos trabalhos realizados no local” pelos membros da Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, instituição responsável por gerir o Centro de Acolhimento atualmente.

Frei Jacó, diretor-geral do centro, citado em comunicado, ressaltou que “a homenagem foi uma forma de eternizar a contribuição de Dom Jorge nesse importante espaço de saúde de Braga”.

Evento sobre cuidados paliativos

Ainda no âmbito das comemorações dos 13 anos de fundação e também da comemoração anual do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, o Centro de Acolhimento O Poverello promoveu na última sexta-feira, uma conferência com o tema “A Pessoa com Necessidades Paliativas: Identificar e Intervir”. O evento reuniu cerca de 80 participantes e foi realizado no auditório da “Casa Jardim de Maria”, em Soutelo, Vila Verde.

Entre os presentes, estiveram a presidente da câmara de Vila Verde, Júlia Fernandes, o vice-presidente da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Braga (UDIPSS), Jorge Pereira, e a enfermeira Susana Freitas, da Equipa Coordenadora Local de Braga, além de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e estudantes da área.

Na mesma nota de imprensa, frei Jacó assinalou que este foi o primeiro evento promovido pelo centro no formato de conferência aberta ao público. Sublinhou ainda que a receptividade dos participantes “foi muito positiva, pois, além de sensibilizar, o evento foi uma forma de partilhar boas práticas nos cuidados paliativos”.

13 anos de história do O Poverello

A Fundação Domus Fraternitas foi instituída, em 1993, pela Província Portuguesa da Ordem Franciscana tendo como objetivo “acolher, cuidar e tratar de enfermos”.

Em 2011, foi criado o Centro de Acolhimento O Poverello, em Braga, único espaço da região equipado com três Unidades de Cuidados Continuados Integrados (UCCI), que fazem parte da Rede Nacional Cuidados Continuados Integrados (RNCCI).

O Centro de Acolhimento O Poverello conta com as seguintes unidades: Unidade de Longa Duração e Manutenção (ULDM); Unidade de Média Duração e Reabilitação (UMDR); e Unidade de Cuidados Paliativos (UCP). Até 2023, o Centro de Acolhimento somou 20 mil atendimentos realizados, gerando mais de 100 empregos para a região de Braga.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x