Lusitano de Évora, do quarto escalão, Varzim, da Liga 3, e União de Leiria, da II Liga, foram hoje tomba-gigantes na terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, afastando os primodivisionários Estoril Praia, Boavista e Nacional, respetivamente.
A equipa eborense, terceira classificada da Série D do Campeonato de Portugal, a varzinista, quarta da Série A da Liga 3, e a leiriense, 11.ª na segunda divisão profissional, foram responsáveis pelas únicas eliminações de clubes da I Liga, enquanto o FC Porto impôs-se ao Sintrense e vai continuar a defender o troféu.
O Lusitano de Évora segurou o ‘nulo’ durante o tempo regulamentar e o prolongamento na receção ao Estoril Praia e conseguiu superar o 15.º classificado do escalão principal no desempate por grandes penalidades, por 4-3, enquanto ao Varzim bastou o golo de Moshood, aos 51 minutos, para bater o Boavista, 14.º da I Liga.
Antes, o Nacional, 17.º e penúltimo posicionado na I Liga, tinha conhecido idêntico destino em Leiria, onde a União se impôs por 2-1, com golos de Marco Baixinho, aos 33 minutos, e Daniel dos Anjos, aos 79, de grande penalidade, tendo Matheus Dias marcado o tento dos insulares, aos 66, também através de penálti.
Os restantes 15 clubes primodivisionários confirmaram o favoritismo na eliminatória que marcou a sua entrada em cena na Taça de Portugal, entre os quais o FC Porto, vencedor das últimas três edições da prova, que ganhou por 3-0 ao Sintrense, líder da Série D do Campeonato de Portugal.
O Sintrense não teve a mesma sorte do Lusitano de Évora, adversário no quarto escalão, perdendo de forma clara o jogo disputado em casa emprestada, no Estádio José Gomes, na Amadora, com golos marcados por Galeno (25 minutos), Ivan Jaime (54) e Tiago Djalo (59).
Os outros clubes da I Liga que jogaram hoje cumpriram a ‘obrigação’ de seguir para a quarta ronda, tal como tinha acontecido com os 10 emblemas da divisão principal que tinham jogado na sexta-feira e no sábado, entre os quais o Sporting e o Benfica, recordista de títulos na Taça de Portugal, com 26.
Se o Arouca goleou por 5-0 o Maria da Fonte, que alinha nos distritais, Famalicão e AVS obtiveram triunfos menos expressivos, por 2-0, frente a Lagoa e Sandinenses, ambos do Campeonato de Portugal, tal como o Farense, vencedor por 4-2 na visita ao Sanjoanense, da Liga 3.
Em menor grau, destacou-se também a proeza do Elvas, do Campeonato de Portugal, que foi responsável pelo afastamento do Torreense, da II Liga, ao vencer por 3-2, após prolongamento, depois de uma igualdade 2-2 no fim do tempo regulamentar.
A terceira eliminatória deveria ter terminado hoje, mas só ficará concluída na segunda-feira, com a realização do encontro entre o Penafiel, da II Liga, e o Lusitânia, da Liga 3, devido a “constrangimentos nas ligações aéreas” do clube açoriano, que jogará no estádio dos penafidelenses.