Joaquim Sá sagra-se tricampeão nacional de maratona M75

É o português mais velho a fazer a maratona abaixo de 4 horas
Joaquim sá sagra-se tricampeão nacional de maratona m75
Foto: CAAV

Joaquim Sá, atleta natural de Paredes de Coura, de 76 anos, sagrou-se, este fim de semana, pela 3.ª vez consecutiva, Campeão Nacional de Maratona, na categoria M75 (mais de 75 anos).

“Com 76 anos e 210 dias é o atleta português mais velho de sempre a completar uma maratona em menos de quatro horas”, salienta o Centro de Atletismo de Arcos de Valdevez.

Integrada na 20ª edição da EDP Maratona do Porto, a FPA (Federação Portuguesa de Atletismo), a ANAV (Associação Nacional de Atletismo Veterano) e a RunPorto realizaram na manhã de domingo os Campeonatos Nacionais de Maratona da época 2024/2025.

O atleta do Centro de Atletismo de Arcos de Valdevez Joaquim Sá foi o vencedor do escalão M75, percorrendo os 42.195m em 3h56m41s, sagrando-se tricampeão nacional, depois de já ter vencido no mesmo escalão em 2022/2023 (Aveiro) e 2023/2024 (Funchal).

“Com este registo o atleta foi mesmo o vencedor mais destacado dos Campeonatos, vencendo com mais de uma hora e meia de avanço. Tornou-se ainda o Atleta Português mais velho de sempre a completar uma Maratona em menos de 4 horas, com 76 anos e 210 dias (melhorando o feito que já lhe pertencia)”, refere o clube do Alto Minho.

Joaquim Sá passa agora a deter todas as três melhores marcas portuguesas de sempre da categoria M75, todas feitas no decorrer dos Campeonatos Nacionais: 3h47m01 a 23/04/2023 em Aveiro; 3h56m41 a 03/11/2024 no Porto; 4h01m35 a 21/01/2024 no Funchal.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Ex-gestor da soalheiro vai produzir vinho em famalicão (e também se mantém em melgaço)

Ex-gestor da Soalheiro vai produzir vinho em Famalicão (e também se mantém em Melgaço)

Próximo Artigo
Governo melhora ligeiramente proposta para aumentos salariais na função pública

Governo melhora ligeiramente proposta para aumentos salariais na Função Pública

Artigos Relacionados