Seguir o O MINHO

Desporto

João Sousa bate n.º 34 do mundo e vai defrontar Federer no Masters 1.000 de Roma

Conquistador salvou quatro ‘match points’

em

Foto: DR / Arquivo

O tenista português João Sousa venceu hoje o norte-americano Frances Tiafoe na estreia no Masters 1.000 de Roma e vai defrontar o suíço Roger Federer na segunda ronda do torneio italiano em terra batida.

João Sousa, 72.º classificado do ranking mundial, impôs-se em três ‘sets’ a um tenista posicionado vários lugares acima na hierarquia da ATP, em 34.º, pelos parciais de 6-3, 6-7 (3-7) e 7-6 (7-4), após três horas e um minuto de confronto, numa reedição da final do Estoril Open de 2018, na qual bateu Tiafoe em apenas dois ‘sets’.

Após o segundo triunfo sobre o norte-americano, em igual número de encontros, o tenista português, de 30 anos, vai defrontar na segunda eliminatória o suíço Roger Federer, número três mundial e terceiro cabeça de série do torneio de Roma, que ficou isento de disputar a ronda inaugural.

João Sousa defrontou apenas uma vez o tenista suíço, um dos melhores da história da modalidade, nos oitavos de final em Halle, na Alemanha, em 2016, perdendo 6-7 (8-10), 6-4 e 6-2.

O tenista vimaranense dominou o primeiro ‘set’, quebrando por duas vezes o serviço do norte-americano – a segunda das quais permitiu-lhe mesmo fechar com 6-3 -, e conseguiu resistir a duas quebras do seu próprio serviço no segundo parcial, que apenas foi decidido no ‘tie-break’, com o triunfo de Tiafoe por categórico 7-3.

O terceiro e decisivo ‘set’ decorreu sem ‘incidentes’ até ao desempate, apesar de Tiafoe ter desperdiçado quatro ‘match points’ no último jogo de serviço de João Sousa. No ‘tie break’, o norte-americano conseguiu um ‘mini-break’ e chegou a alcançar uma vantagem de 4-1, mas o tenista luso respondeu com a conquista de seis pontos seguidos, fechando o encontro com 7-4.

João Sousa estava a ter um mau início na temporada de terra batida – que tem o momento alto em Roland Garros -, tendo sido eliminado na segunda ronda do Estoril Open, no qual defendia o título, e na estreia no Masters 1.000 de Monte Carlo, torneio de Barcelona e Masters 1.000 de Madrid.

Anúncio

Futebol

Liga Europa: Braga e Vitória conhecem possíveis adversários

Sorteio

em

Foto: DR/Arquivo

O SC Braga vai defrontar Lechia Gdansk ou Brondby na terceira pré-eliminatória da Liga Europa de futebol, enquanto o Vitória SC jogará, case se qualifique, com Ventspils ou Gzira United, ditou o sorteio realizado hoje.

Os dois clubes portugueses eram cabeças de série no sorteio que se realizou na sede da UEFA, em Nyon (Suíça), mas, enquanto o Braga já tem a presença assegurada naquela fase da prova, o Guimarães precisa de ultrapassar a segunda ronda preliminar, na qual vai defrontar os luxemburgueses do Jeunesse Esch.

Para atingirem a fase de grupos da Liga Europa, na qual o Sporting tem entrada direta, bracarenses e vimaranenses têm de ultrapassar não apenas a terceira pré-eliminatória, mas também os ‘play-offs’ que se seguirão.

Os jogos da primeira mão da terceira pré-eliminatória da segunda competição europeia de clubes estão marcados para 08 de agosto, enquanto os segundos encontros vão realizar-se em 15 do mesmo mês.

Continuar a ler

Desporto

João Sousa regressa ao top 50 no ranking mundial de ténis

Djokovic é o líder

em

Foto: DR/Arquivo

O português João Sousa, que chegou aos quartos de final do torneio de Bastad, subiu sete lugares e é 49.º classificado no ‘ranking’ mundial de ténis, numa lista em que o sérvio Novak Djokovic é líder destacado.

O tenista vimaranense, que tem como melhor posição na hierarquia mundial um 28.º lugar, em maio de 2016, conseguiu agora em duas semanas progredir 20 lugares, depois de ter competido em Wimbledon e em Bastad.

O ‘top 10’ da classificação mantém-se praticamente inalterado, com Djokovic na frente, seguido por Rafael Nadal e Roger Federer, enquanto Daniil Medvedev e Fábio Fognini trocaram de posições, nono e 10.º, respetivamente.

Esta semana João Sousa compete no torneio suíço de Gstaad, defrontando na terça-feira o belga Steve Darcis (198.º do mundo).

Pedro Sousa desceu quatro lugares para o 113.º, João Domingues subiu duas posições para a 170.ª, Gonçalo Oliveira ocupa o 252.º posto, enquanto Frederico Silva o 298.º, ainda à frente de Gastão Elias, protagonista de uma ascensão de 21 lugares, para o 322.º.

Em femininos, a australiana Ashleigh Barty continua líder, à frente da japonesa Naomi Osaka e da checa Karolina Pliskova.

Continuar a ler

Futebol

FC Porto defronta equipa russa na terceira pré-eliminatória da Champions

Dragões terão ainda de jogar os play-offs para chegar à fase de grupos

em

Foto: Arquivo

O FC Porto vai defrontar os russos do Krasnodar na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, ditou o sorteio realizado hoje na sede da UEFA, em Nyon, na Suíça.

O vice-campeão português, que era cabeça de série no designado caminho das ligas – destinado a clubes que não se sagraram campeões nos respetivos países -, vai defrontar o terceiro classificado do campeonato russo da época passada, que disputa pela primeira vez o acesso à ‘Champions’.

Para atingir a fase de grupos da Liga dos Campeões, na qual tem entrada direta o campeão português Benfica, os ‘dragões’ têm de ultrapassar a terceira pré-eliminatória e os ‘play-offs’, nos quais serão igualmente cabeças de série.

O jogo da primeira mão da terceira pré-eliminatória da principal competição europeia de clubes está marcado para 06 ou 07 de agosto, enquanto o segundo encontro vai realizar-se em 13 do mesmo mês.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares