Já neva outra vez em Castro Laboreiro, Melgaço

Meteorologia
Foto: Adílio Pereira

Já começou a nevar na manhã desta segunda-feira na vila de Castro Laboreiro, situada a cerca de 1.000 metros de altitude, no concelho de Melgaço.

Segundo Adílio Pereira, que registou as imagens da queda de neve, esta é, por enquanto, “miudinha e húmida”.

No início do mês, aquela vila do Alto Minho acordou ‘pintada’ de branco devido à queda de neve.

Os distritos de Braga e Viana do Castelo estão sob aviso amarelo por causa da previsão de queda de neve até às 09:00 de terça-feira.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje “queda de neve acima de 800/1.000 metros de altitude na região Norte e acima de 1.000/1,200 metros na região Centro.

Para esta segunda-feira, as previsões apontam para a continuação do tempo frio, havendo possibilidade de formação de gelo ou geada durante a madrugada em especial no interior, e para um aumento da agitação marítima na costa ocidental com ondas de noroeste a Norte do Cabo Raso com 5 a 7 metros (com 12 a 14 metros de altura máxima), a sul do Cabo Raso com ondas de noroeste até 4 metros de altura em especial nos dias 28 e 29.

Face à situação meteorológica prevista, a Proteção Civil apela à população para adotar “uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água e gelo nas vias”.

Pede ainda à população para não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas, e para evitar a circulação em vias afetadas pela acumulação de neve.

Nas vias afetadas pela acumulação de neve, a ANEPC desaconselha viagens com crianças, idosos ou pessoas com necessidades especiais e, no que respeita ao mar, para não praticarem desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos na orla marítima, e a pesca desportiva.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados