Inteligência artificial vai estar em destaque no Politécnico de Viana

No início de setembro
Inteligência artificial vai estar em destaque no politécnico de viana
Foto: DR / Arquivo

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai acolher, no início de setembro, a 23.ª Conferência Internacional de Inteligência Artificial – EPIA 2024 e a Escola Avançada de Inteligência Artificial – EAIA 2024.

A iniciativa, que irá contar com a participação de alguns dos mais renomados especialistas, investigadores e profissionais da área a nível nacional e internacional, decorre de 02 a 06 de setembro, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC).

Promovida pela Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial (APPIA), esta Conferência Internacional, anteriormente designada de Encontro Português de Inteligência Artificial, é já um evento “bem estabelecido e de renome na área”.

Pedro Moreira, docente da ESTG-IPVC e membro da comissão organizadora, fala do repto lançado ao IPVC pela APPIA: “O desafio que nos foi formulado para coorganizar este evento, conjuntamente com a UMinho, é, por um lado, o reconhecimento da comunidade e, por outro, uma oportunidade de estabelecer parcerias e rede com diversas instituições e investigadores, processo fundamental para o desenvolvimento da nossa investigação no laboratório do IPVC, o Adit-LAB – Laboratório Aplicado de Transformação Digital”.

Embora não seja uma Conferência dedicada à temática da educação/ensino, Pedro Moreira afirma, citado em comunicado, que existirão “contributos originais”, que poderão ter aplicação nas diversas dimensões de atuação das instituições de ensino.

180 investigadores de 30 nacionalidades

A Conferência Internacional de Inteligência Artificial (de 04 a 06 de setembro) é um fórum de excelência para investigadores, académicos e profissionais de todo o mundo se reunirem e debaterem os avanços mais recentes e as tendências emergentes na área da Inteligência Artificial. A programação inclui uma variedade de sessões temáticas, apresentações de trabalhos científicos, painéis de discussão e simpósios, promovendo um ambiente de troca de ideias e networking.

No EPIA serão apresentados 94 artigos completos e 15 posters, para além de sessões com especialistas renomados.

Já a Escola Avançada de Inteligência Artificial (dias 02 e 03 de setembro) define-se como uma plataforma educacional de excelência, com workshops e cursos intensivos, orientados por especialistas da área e desenhados para aprofundar os conhecimentos dos participantes, entre eles estudantes e investigadores, em temas avançados de Inteligência Artificial, oferecendo uma oportunidade única de desenvolvimento científico e profissional.

Para os dois eventos, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC) irá acolher cerca de 180 investigadores, oriundos de perto de 30 nacionalidades.

Além destas duas iniciativas, o programa contempla ainda uma mesa-redonda aberta à comunidade, permitindo uma interação direta entre a investigação e o setor empresarial. A iniciativa, dedicada ao tema “Inteligência Artificial na Sociedade: Oportunidades e Desafios”, irá decorrer na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, dia 04, às 17:30. Trata-se de uma oportunidade para fomentar a colaboração e a partilha de ideias, envolvendo ‘stakeholders’ locais e destacando o impacto da Inteligência Artificial no desenvolvimento económico e social da região.

A par do IPVC, a organização do evento conta com a colaboração da Universidade do Minho, da Unidade de Invstigação do Adit-LAB do IPVC, do Centro de Investigação Algoritmi e do Laboratório Associado de Sistemas Inteligentes (UM).

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Sapadores de braga vão competir entre os melhores do mundo

Sapadores de Braga vão competir entre os melhores do mundo

Próximo Artigo
Aprovado fármaco com rótulo espanhol devido à urgência em vacinar bovinos

Aprovado fármaco com rótulo espanhol devido à urgência em vacinar bovinos

Artigos Relacionados