Máquinas de arrasto estão a ser utilizadas para abrir acessos aos meios terrestres que combatem a frente ativa do incêndio que lavra em Monção, disse a proteção civil.
- Anúncio -
De acordo com o comandante Operacional distrital de Évora, José Ribeiro, que se encontra em Monção, as máquinas de arrasto estão a ser utilizadas para abrir caminho até à frente que se mantém ativa naquele concelho do distrito de Viana do Castelo onde as chamas deflagraram no sábado.
Além das dificuldades levantadas pelo terreno, os bombeiros enfrentam ” muito calor, e vento, que irá aumentar de intensidade durante a tarde”.
“Vamos ter mais algumas reativações que nos vão dar algum trabalho”, disse o responsável pelas operações de combate que se escusou a apontar previsões para o controlo do incêndio.
José Ribeiro disse ainda que o fogo “lavra junto de algumas povoações mas que os meios estão posicionados para fazer a sua defesa”.
Segundo a informação disponível na página da internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil, o combate às chamas neste incêndio mobilizada às 13:00, cerca de 137 bombeiros, apoiados por 43 viaturas e dois aviões médios.
De acordo com a página da Proteção Civil, estavam 13 incêndios em curso em Portugal Continental pelas 13:00, e desde as 00:00 desta segunda-feira ocorreram 118 fogos.