Seguir o O MINHO

Alto Minho

Bombeiros de Ponte de Lima querem controlar fogo “até nascer do dia”

em

O comandante dos Bombeiros de Ponte de Lima disse esta noite que “tudo está a ser feito” para que o incêndio que deflagrou ao início da tarde em Poiares esteja controlado “ao nascer do dia”.

“Estamos a trabalhar para ter o fogo controlado até ao nascer do dia (segunda-feira) mas tudo depende das condições meteorológicas. O vento no alto da serra, as temperaturas elevadas e a pouca humidade que se faz sentir, apesar de ter caído a noite, não estão facilitar o combate”, afirmou Carlos Lima.

Aquele responsável adiantou que os maus acessos estão também a dificultar a progressão dos bombeiros tornando o combate é mais lento.

“De noite não conseguimos ver os melhores caminhos. O vento também tem comportamentos muito adversos que projeta o fogo para grandes distâncias. Muitas vezes leva o fogo para as nossas costas, e é preciso manter os bombeiros em segurança”, explicou.

De acordo com aquele comandante, o fogo, que deflagrou entre as 12:00 e as 13:00, em zona de eucalipto, está agora com uma frente ativa “que lavra numa encosta virada a Viana do Castelo, nas proximidades da freguesia de Geraz do Lima”.

Durante o dia “andou perto” de habitações no lugar de Airão, na freguesia de Poiares, mas os bombeiros conseguiram controlar as chamas.

No terreno estão envolvidos no combate às chamas 30 homens, apoiados por oito viaturas.

Anúncio

Ponte de Lima

Incêndio destrói parte de churrasqueira em Ponte de Lima

Em Anais

em

Foto: Pedro Antunes Pereira / O MINHO

Um espaço de churrasqueira, situado no restaurante “O Moinho”, em Anais, Ponte de Lima, foi atingido pelas chamas, ao início da madrugada deste sábado, destruindo parcialmente a estrutura.

Foto: Pedro Antunes Pereira / O MINHO

Desconhece-se a origem do fogo que debelou apenas naquele compartimento anexo ao restaurante.

Foto: Pedro Antunes Pereira / O MINHO

No local estiveram perto de 30 operacionais das corporações de Ponte de Lima e Vila Verde, com vários veículos de combate a incêndios e ambulâncias.

Apesar do aparato, não há registo de feridos.

A GNR registou a ocorrência.

Continuar a ler

Ponte de Lima

Antiga escola primária em Ponte de Lima transformada em centro cultural e comunitário

Investimento de cerca de 400 mil euros

em

Foto: Google Maps

A antiga escola primária da freguesia de Anais, em Ponte de Lima, vai ser transformada em centro cultural e comunitário num investimento de cerca de 400 mil euros, informou esta sexta-feira a Câmara local.

Em comunicado, a autarquia do distrito de Viana do Castelo adiantou que o auto de consignação da empreitada vai ser assinado no dia 18, na antiga escola primária de Anais.

O objetivo do investimento de 376.632 euros (+ IVA a 6%), passa pela “criação de um equipamento que reúna no mesmo espaço diversas valências e que responda às exigências atuais ao nível do conforto térmico, e do cumprimento da legislação em vigor, em termos de acessibilidades e segurança contra incêndios”.

A proposta de intervenção “visa recuperar o imóvel para fins culturais, recreativos e de associativismo, fazendo alterações significativas ao nível da compartimentação interior e da requalificação da cobertura”.

Continuar a ler

Alto Minho

Valença: Padre Ricardo é notícia no “El País” depois de aparecer em videoclip de rock

Padre portugûes é fenómeno ibérico

em

Foto: Youtube / DR

O Padre Ricardo Esteves, conhecido como o “padre sexy” pela imprensa, foi “descoberto” pela televisão espanhola depois de ter entrado, vestido de anjo, no videoclip de uma banda de rock de Viana do Castelo.

Canais como a Telecinco e La Sexta fizeram até peças informativas sobre Ricardo. O jornal El País frisou o facto do video musical já contar com mais de 50 mil visualizações no YouTube.

Foto: Youtube / DR

Este sacerdote que serviu as suas paróquias durante mais de dez anos e depois se tornou modelo, foi notado em Espanha, não só pela sua aparência, como também pelo seu altruísmo.

O canal Telecinco notou que o “padre aproveita a sua fama para fazer colaborações pagas com diversas marcas e doa todo o dinheiro angariado”.

Em uma das entrevistas que deu por Espanha, este padre, que “enche missas”, referiu não se reflectir no termo “sexy” que lhe é apelidado.

Padre “motard” enche igrejas nas primeiras missas em Valença

Prefere pensar em sí próprio antes como um padre cool que aprecia a sua juventude, organizar festas e divertir-se.

Com 36 anos de idade, o padre Ricardo Esteves está atualmente à frente  de cinco paróquias de Valença: Taião, Sanfins, Boivão, Gondomil, e Gandra.

Continuar a ler

Populares