Vitória B despromovido, SC Braga B quase

32.ª jornada da II Liga
Vitória b despromovido, sc braga b quase

O Vitória SC tornou-se hoje a primeira equipa a ser despromovida ao Campeonato de Portugal, ao empatar 2-2 na receção ao Sporting de Braga B, em encontro da 32.ª jornada da II Liga de futebol.

A formação vimaranense, que precisava de ganhar para continuar na corrida à manutenção, esteve duas vezes na frente do marcador, com tentos de Aziz, aos oito minutos, e Edmond Tapsoba, aos 56.

Pelo conjunto ‘arsenalista’, obrigado a pontuar para poder continuar a sonhar com a permanência na II Liga, ‘responderam’ Elias Emanuel, aos 42 minutos, e Inácio, aos 70.

A equipa B do Vitória, que segue no 18.º e último lugar, com 29 pontos, somou a segunda descida da sua história, depois de ter caído em 2012/13, época de estreia das formações secundárias, ao terminar a prova no 21.º lugar.

Os minhotos acabaram por regressar na época seguinte e fecharam os últimos quatro campeonatos a meio da tabela: nono lugar em 2014/15, 13.º em 2015/16, 11.º em 2016/17 e 11.º em 2017/18.

Apesar do empate, e de ainda poder, matematicamente, salvar-se, o SC Braga B tem grandes probabilidades de cair também ao Campeonato de Portugal, depois de sete épocas consecutivas no segundo escalão.

Os bracarenses somam 31 pontos, menos seis do que Farense (14.º colocado) e Arouca (15.º), que estão acima da ‘linha de água’, e igualmente menos seis do que o Varzim (16.º), já em lugar de despromoção, quando faltam disputar apenas duas jornadas.

A equipa de Braga ainda não desce porque num campeonato a quatro ficaria no segundo lugar, apenas atrás do Varzim e à frente de Farense e Arouca.

Nas duas últimas jornadas o Vitória B defronta o Benfica B (fora) e o FC Porto B (em casa). Já o SC Braga Braga B, ao contrário, recebe os benfiquistas e desloca-se ao Olival, na última jornada, para defrontar a equipa portuense.

Domínio alternado deu empate

Vitória B e SC Braga B apresentaram um jogo com períodos de domínio alternado.

A formação vitoriana esteve sempre em vantagem, graças aos tentos de Aziz, num remate fora do alcance do guarda-redes Tiago Pereira, aos oito minutos, e de Edmond Tapsoba, num cabeceamento certeiro, aos 56, mas cedeu o empate por duas vezes e manteve-se no 18.º e último lugar, com 29 pontos, a oito do Arouca, 15.º, quando já só há seis em disputa.

Os bracarenses, por seu turno, marcaram em dois golpes de cabeça, de Elias Emanuel, aos 43 minutos, e Inácio, aos 70, e ainda têm escassas hipóteses de se manterem no segundo escalão do futebol nacional – ocupam o 17.º posto, com 31 pontos, e estão a seis de Farense (14.º), Arouca (15.º) e Varzim (16.º).

O encontro foi equilibrado na totalidade dos 90 minutos, com a equipa da casa a entrar melhor e a chegar cedo à vantagem e a turma ‘arsenalista’ a responder depois, num remate ao poste de Casimiro (19 minutos) e noutro de David Carmo (35), antes de chegar ao empate, perto do intervalo.

A história repetiu-se na segunda parte, com o Vitória B a ‘empurrar’ os bracarenses para a sua área no início da segunda parte, a chegarem de novo à vantagem e a ameaçarem o terceiro golo, num cabeceamento de Aziz ao poste, aos 59 minutos.

O Braga B respondeu, de novo, com Makouta a rematar ao lado (63 minutos) e Denisson ao poste (66), antes de Inácio estabelecer o resultado final.

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

Vitória SC B – Sporting de Braga B, 2-2.

Ao intervalo: 1-1.

Marcadores:

1-0, Aziz, 08 minutos.

1-1, Elias Emanuel, 43.

2-1, Edmond Tapsoba, 56.

2-2, Inácio, 70.

Equipas:

– Vitória SC B: André Costa, Ouattara, Edmond Tapsoba, Romain Correia, David Sualehe, Rosier, Mimito, André Almeida (Reisinho, 46), Rincón (Bence Biró, 79), Hélder Ferreira e Aziz.

(Suplentes: Tiago Silva, Miguel Magalhães, Jorginho, Dragisa Gudelj, Reisinho, Nuninho e Bence Biró).

Treinador: Alex Costa.

– SC Braga B: Tiago Pereira, Inácio, Bruno Wilson, David Carmo, Pedro Amador, Casimiro (André Ribeiro, 84), Denisson, Yvan, Makouta, Henry (Tavares, 56) e Elias Emanuel (Franklin, 83).

(Suplentes: Filipe Ferreira, Danilo, Franklin, Rodrigo, Tavares, Moura e André Ribeiro).

Treinador: Rui Santos.

Árbitro: Hélder Malheiro (AF Lisboa).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para David Carmo (25), Hélder Ferreira (39), Makouta (40), Inácio (41), Ouattara (44), Elias Emanuel (44), Bruno Wilson (62), Tavares (72) e Reisinho (90). Cartão vermelho direto para Romain Correia (90+3).

Assistência: Cerca de 1.000 espetadores.

 

Notícia atualizada às 18h46 com mais conteúdo

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Trabalhador soterrado em obra de saneamento em amares

Trabalhador soterrado em obra de saneamento em Amares

Próximo Artigo
Apreendidas em ponte de lima mais de 2,6 toneladas de bivalves

Apreendidas em Ponte de Lima mais de 2,6 toneladas de bivalves

Artigos Relacionados