Seguir o O MINHO

Barcelos

Idoso desencarcerado em Barcelos após colisão com camião betoneira

EN 205

em

Foto; O MINHO

Um homem, de 77 anos, teve de ser desencarcerado da sua viatura na sequência de uma colisão com um camião betoneira, ao início da manhã desta terça-feira, em Galegos São Martinho, concelho de Barcelos.

Ao que apurámos, a vítima seguia na Estrada Nacional 205, que liga Barcelos a Prado, quando terá colidido, por razões ainda desconhecidas, contra uma camião betoneira que seguia no sentido inverso.

Foto: O MINHO

No local, estiveram os Bombeiros de Barcelos com uma ambulância e uma viatura de desencarceramento para libertar o condutor da viatura ligeira.

A vítima foi transportada para o Hospital de Barcelos com ferimentos considerados ligeiros.

A GNR registou a ocorrência que condicionou aquela via.

(Notícia atualizada às 17h43 com a alteração de Galegos Santa Maria para Galegos São Martinho)

Anúncio

Barcelos

Utentes de lar em Barcelos regressam ao espaço

Covid-19

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Os 22 utentes do Centro de Apoio e Solidariedade da Pousa (CASP) infetados com covid-19 estavam a regressar ao lar durante a tarde de hoje, adiantou o presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, em videoconferência de imprensa.

Recorda-se que cinco dos infetados, os primeiros casos detetados, tinham sido transferidos para o Hospital de Barcelos e os restantes para o Seminário da Silva, no mesmo concelho.

A operação começou ao início da tarde e, segundo o autarca, é morosa, porque a transferência está a ser feita “doente a doente”, de acordo com o estipulado pelas autoridades de saúde.

Ainda segundo Miguel Costa Gomes, em primeiro lugar foram levados os idosos não infetados – 3 – que ficarão numa “ala completamente separada”.

Continuar a ler

Barcelos

Barcelos vai usar meios digitais nos lares para aproximar idosos e familiares

Covid-19

em

Foto: O MINHO

A Câmara Municipal de Barcelos vai implementar na próxima semana uma “experiência-piloto” em todos os lares do concelho com o objetivo de, através de meios digitais, permitir e facilitar o contacto dos idosos com os seus familiares.

Para esse efeito, os serviços municipais equiparão os 15 lares residenciais do concelho “uma box e um ecrã LED”, anunciou hoje o presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, em videoconferência de imprensa.

O projeto “Distantes mas próximos”, considera o autarca, “é muito importante para os idosos e para os seus familiares, que estão impedidos de frequentar os lares”.

A Câmara Municipal de Barcelos aprovou hoje um conjunto de medidas excecionais e temporárias, de resposta à situação atual de emergência provocada pela pandemia da covid-19, entre as quais a atribuição de comparticipações financeiras a entidades externas (IPSS, corporações de bombeiros, forças de segurança, instituições de saúde, Cruz Vermelha e Juntas de Freguesia, estas últimas no que toca à limpeza de espaços públicos e contentores), destinadas a custear as despesas a realizar no âmbito do combate à pandemia covid-19 e autorizar o Presidente da Câmara a efetuar aquelas comparticipações, com posterior ratificação das mesmas pelo órgão executivo.

“É um instrumento para agilizar pagamentos”, explicou Miguel Costa Gomes.

O autarca sublinhou que a autarquia está a “preparar-se para o pior cenário”. Nesse sentido, já estão a ser preparados hospitais de retaguarda em vários espaços do concelho (pavilhões gimnodesportivos, albergues, entre outros) para receberem 120 camas.

Na reunião do executivo foram ainda aprovadas as medidas que O MINHO já havia adiantado de suspensão dos pagamentos de taxas e rendas e o cancelamento de todas as atividades do Município até 30 de junho.

Continuar a ler

Barcelos

Circulação na Linha do Minho na zona de Barcelos já foi retomada

Troço Nine-Barcelos

em

Foto: O MINHO (Arquivo)

A circulação na Linha do Minho entre Nine e Barcelos, que estava suspensa desde as 16:30 de hoje devido a um descarrilamento, foi restabelecida pelas 20:50, disse à Lusa fonte das Infraestruturas de Portugal (IP).

Segundo a fonte, tratou-se do descarrilamento de um ‘bogie’ de vagão vazio de um comboio de mercadorias.

O descarrilamento ocorreu à entrada da Estação de Barcelos.

As equipas de manutenção da IP procederam aos trabalhos necessários para assegurar a reposição da circulação ferroviária.

Continuar a ler

Populares