Seguir o O MINHO

Vila Verde

I Caminhada ao Luar na Nóbrega decorre em Vila Verde

em

Foto: DR

A I Caminhada ao Luar na Nóbrega terá lugar já esta sexta-feira, dia 29 de junho, na freguesia de Aboim da Nóbrega, em Vila Verde.


Entre os seus pontos de interesse peculiar destacam-se o Castelo de Aboim da Nóbrega, Chão Grande, Valcião, Igreja de Aboim da Nóbrega e Fonte do Dente Santo, segundo a organização desde evento natural, lúdico e cultural.

A concentração será esta sexta-feira, pelas 21:00, no Parque de Campismo e Caravanismo de Aboim da Nóbrega, com um percurso circular, de grau de dificuldade moderado, tendo a distância de mais ou menos doze quilómetros e com a duração de cerca de quatro horas.

No ano passado, uma outra caminhada, igualmente em Aboim da Nóbrega, teve ao todo 2.180 caminhantes em 2017, divididos por três trilhos distintos que atravessam aquela freguesia do norte do concelho de Vila Verde, com paisagens paradisíacas.

As inscrições ainda estão abertas, através do email ou pelos contactos telefónicos 253 348 094 e 913 936 566.

Anúncio

Braga

Vila Verde mantém preços dos serviços de água, saneamento e resíduos em 2021

Devido ao “agravamento do desemprego e das dificuldades sociais”

em

Foto: DR / Arquivo

A Câmara de Vila Verde vai manter em 2021 os preços dos Serviços de Água, Saneamento e Resíduos, justificando a decisão com o “agravamento do desemprego e das dificuldades sociais” provocados pela “atual conjuntura de pandemia”.

Em comunicado, aquela autarquia explica que a decisão de não realizar “o ciclo anual de atualização tarifária” naqueles serviços “é fundamental para proteger as famílias, as instituições e as empresas, principalmente aquelas que se encontram numa situação de maior vulnerabilidade”.

Com a decisão, aprovada em reunião de câmara, “o executivo municipal está também a absorver o aumento das Taxas de Gestão de Resíduos (TGR) e de Recursos Hídricos (TRH) que constituem uma receita que reverte para o governo central, à custa do orçamento municipal”.

A autarquia aponta ainda como “firme propósito” manter em 2021 a isenção do pagamento das tarifas de ligação e de execução para os ramais de água e saneamento, em todos os novos ramais, bem como a todas as famílias cujo rendimento mensal ‘per capita’ seja igual ou inferior a metade do salário mínimo nacional.

“O município de Vila Verde não pode, em circunstância alguma, deixar de se mostrar sensível aos sérios problemas sociais e económicos que a pandemia está a provocar e que, infelizmente, tenderão a acentuar-se nos próprios tempos e a afetar sobretudo as famílias mais carenciadas”, afirma no texto o vereador da Câmara Municipal de Vila Verde do Ambiente, e Atividades Económicas, Patrício Araújo.

O responsável deixa ainda um apelo ao Governo: “Bom seria que acompanhasse as intenções do município e demonstrasse também a mesma sensibilidade social não procedendo à atualização das Taxas de Gestão de Resíduos e de Recursos Hídricos e ajudando assim os municípios na implementação de medidas amigas das famílias, das empresas e das instituições concelhias”.

Continuar a ler

Braga

Caso de covid-19 fecha restaurante em Vila Verde

Funcionário testou positivo

em

Foto: Churrascaria Central / Facebook

A Churrasqueira Central em Vila Verde está encerrada após um funcionário ter testado positivo para a covid-19.

É o próprio restaurante, situado na Avenida dos Combatentes da Guerra Colonial, a dar conta da situação, esta sexta-feira, na sua página de Facebook.

“Um dos nossos funcionários infelizmente testou positivo à covid-19. Para segurança de todos somos obrigados a encerrar. Agradeço a vossa compreensão”, lê-se na publicação.

Aviso partilhado na página de Facebook do restaurante.

Recorde-se que em Vila Verde regista-se um surto de covid-19 que teve origem, precisamente, num restaurante.

Surto de covid em Vila Verde está estagnado e descem os casos ativos

De acordo com as últimas informações apuradas por O MINHO junto de fonte local da saúde, na quarta-feira, o surto estava estagnado e contava com uma redução do número de casos ativos (84).

O MINHO tentou contactar a gerência, mas sem sucesso.

Continuar a ler

Braga

Comércio em Vila Verde fecha às 22:00

Estado de contingência

em

Foto: DR / Arquivo

A Câmara de Vila Verde determinou “limitar os horários” de funcionamento do comércio até às 22:00, uma hora antes do limite imposto pelo governo, após consulta e obtenção do parecer favorável da Autoridade de Saúde e Forças de Segurança, havendo exceções para a restauração.

As exceções são as estipuladas na Resolução do Conselho de Ministros n.º 70-A/2020, casos da restauração “exclusivamente para efeitos de refeição no próprio estabelecimento, que prossigam a atividade de confeção destinada a consumo fora do estabelecimento ou entrega no domicílio, estabelecimentos de ensino, culturais e desportivos”.

Entram ainda no regime de exceção Farmácias e locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica, consultórios e clínicas, designadamente clínicas dentárias e centro de atendimento veterinário com urgências, atividades funerárias.

A autarquia estabeleceu também exceção para estabelecimentos de serviços de aluguer de veículos, locais de prestação de serviços de aluguer de veículos de mercadorias sem condutor (rent-a-cargo) e de aluguer de veículos de passageiros sem condutor (rent-a-car), podendo, sempre que o respetivo horário de funcionamento o permita, encerrar às 01:00 e reabrir às 06:00.

Continuar a ler

Populares