Hospital de Barcelos investe 200 mil euros em tecnologia “de última geração”

Equipamento de radiologia digital
Foto: ULSBE

A Unidade Local de Saúde de Barcelos/Esposende (ULSBE) iniciou as obras da nova sala de Radiologia no Serviço de Urgência, com o objetivo de instalar um novo “equipamento moderno” de radiologia digital com ampola de teto, foi hoje anunciado.

Em comunicado, o hospital explica que Este projeto, com um investimento total de cerca de 200.000 euros, corporiza o “compromisso da ULSBE em oferecer cuidados de saúde mais seguros, eficientes e inovadores à população”.

Foto: ULSBE

A nova sala de radiologia, localizada no Serviço de Urgência, será equipada com tecnologia de “última geração”.

O equipamento de raio-x digital permitirá diagnósticos “mais rápidos, eficientes e de alta qualidade, beneficiando os utentes e os profissionais de saúde”.

Além disso, a reestruturação do espaço terá como prioridade a sustentabilidade, com utilização de materiais de baixo impacto ambiental e medidas de eficiência energética.

Estão previstas as seguintes intervenções: Adaptação da infraestrutura (Remoção de paredes, transformação de instalações sanitárias em vestiários e aplicação de pavimentos vinílicos, garantindo condições adequadas ao novo equipamento); Modernização técnica (Ajuste das instalações elétricas e da rede, respeitando rigorosos critérios de eficiência energética e funcionalidade); Sustentabilidade (Implementação de práticas de construção alinhadas com os princípios da economia circular, incluindo reutilização e reciclagem de materiais, minimizando resíduos); Compatibilidade tecnológica (Preparação do espaço para a integração com os sistemas PACS e RIS, garantindo a plena funcionalidade e conectividade do novo equipamento com os sistemas existentes no hospital).

Foto: ULSBE

A ULSBE espera espera que o novo sistema permita “menor dose de exposição ao utente, maior conforto e rapidez nos exames, reduzindo o tempo de espera e melhorando a experiência no atendimento”.

Para os profissionais de saúde, estes equipamentos de alta precisão e eficiência otimizarão o fluxo de trabalho, contribuindo para diagnósticos mais eficazes e para a segurança dos utentes.

O equipamento de radiologia digital com suspensão de ampola teto, apresenta “características técnicas avançadas, tais como, o auto-tracking, que permitirá a realização de exames mais rápidos, eficientes e com qualidade, sempre com a prioridade máxima a otimização da dose exposta ao utente, sem necessidade de reposicionamento, essencial em casos de exames complexos, como os de traumatologia”.

Adicionalmente, o equipamento incluirá funcionalidades como a visualização automática da dose aplicada e programas de melhoria de imagem, reforçando os padrões de qualidade e segurança”.

A ULSBE assegura que “todas as medidas estão a ser implementadas para garantir a separação da área de obras das restantes zonas em funcionamento, minimizando qualquer impacto nos serviços prestados”.

“O projeto, que terá um impacto significativo na modernização das instalações e equipamentos e na qualidade dos serviços, é mais um passo no contínuo esforço da ULSBE para colocar a tecnologia e a inovação ao serviço da saúde da comunidade”. concluiu a instituição de saúde.

Como O MINHO noticiou, o projeto do novo Hospital de Barcelos vai ser elaborado em 2025, estando o início da obra previsto para o ano seguinte.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados