Um homem de 33 anos foi detido por andar a masturbar-se junto a escolas em Braga, escolhendo as alturas em que as crianças se encontravam no recreio, informou a Polícia Judiciária (PJ).
Ao que O MINHO apurou, trata-se de José Almeida D’ Eça, designer gráfico, que já tinha sido condenado, há três anos, pelo mesmo motivo, a três anos e dois meses de prisão, suspensa por igual período, na condição de se submeter a acompanhamento médico psiquiátrico e a consultas de psicologia.
Em comunicado, a PJ refere que o suspeito está “fortemente indiciado da prática de, pelo menos, 12 crimes de abuso sexual de crianças e de um crime de importunação sexual, cometidos entre junho de 2024 e março de 2025”.
A investigação da PJ de Braga teve “origem em várias denúncias, sendo o homem suspeito de praticar atos de autoestimulação sexual em plena via pública, nomeadamente junto ao gradeamento das zonas de recreio dos estabelecimentos escolares, escolhendo, para o efeito, os intervalos ou a hora de almoço, quando as crianças ali se encontravam em período de descanso”.
O suspeito, residente em Braga, foi detido no cumprimento de um mandado de detenção fora de flagrante delito, emitido pelo Juízo Local Criminal de Braga.
Vai ser, entretanto, presente ao Tribunal Judicial de Braga para aplicação de medidas de coação.
Com Pedro Luís Silva