Seguir o O MINHO

Aqui Perto

Homem constituído arguido por comercio de aves protegidas em feira na Póvoa de Varzim

Crime

em

Foto: DR / Arquivo

Um homem de 70 anos foi constituído arguido por “comércio ilegal de aves autóctones”, após ter sido identificado, domingo, pela GNR a exercer essa atividade na feira da Estela, Póvoa e Varzim, distrito do Porto.

O indivíduo foi intercetado pelos militares, no âmbito de uma ação de fiscalização à feira, na posse 38 aves autóctones para venda, nomeadamente espécies protegidas como tentilhões-comuns, lugres, chamarizes e dom Fafe.

“O suspeito, com antecedentes criminais por o mesmo tipo de crime, punível com uma pena de prisão até dois anos, foi constituído arguido e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Póvoa de Varzim”, informou a GNR através de um comunicado.

Nesta ação, que contou com o reforço de elementos do Instituto de Conservação da Natureza e Floresta, as aves apreendidas foram entregues no Parque Biológico de Vila Nova de Gaia, para serem examinadas por um veterinário e, posteriormente, libertadas no habitat natural.

Ainda nesta ação, foram apreendidas diversas gaiolas usadas no transporte das aves e ainda uma viatura ligeira de mercadorias.

Anúncio

Aqui Perto

Família em desespero procura jovem em fuga de hospital em Penafiel

Apelo

em

Foto: DR

Um jovem de Penafiel com problemas psiquiátricos está desaparecido desde o final de quinta-feira, depois de se ter posto em fuga da ala psiquiátrica do Hospital Padre Américo, naquela localidade do distrito do Porto.

Segundo a família, Joaquim Pedro foi visto pela última, cerca das 18:30, a entrar dentro de uma viatura numa freguesia de Penafiel. O momento terá sido registado em câmaras de videovigilância.

O jovem veste fato azul escuro e camisa branca, encontrando-se, diz a família, “completamente desorientado”.

Qualquer informação pode ser direcionada através dos contactos 919230165 ou 916444866.

Continuar a ler

Aqui Perto

MODtissimo com mais de 200 empresas levanta voo no aeroporto do Porto

Mostra do setor têxtil e do vestuário espera 600 compradores

em

Foto: O MINHO

É já a partir desta quarta-feira que o MODtissimo 55 levanta voo no Aeroporto do Porto, onde mais de 200 empresas de toda a fileira têxtil dão a conhecer as últimas novidades aos milhares de visitantes e compradores que chegam das mais diversas geografias.

A Associação Selectiva Moda adiantou, na última terça-feira, que os dois dias de feira (19 e 20 de Fevereiro) que para lá dos negócios, trocas de contactos e informações, simbolizam também a grande reunião de toda a família têxtil portuguesa.

“O MODtissimo é o mais antigo salão têxtil da península Ibérica e acolhe empresas de todo cluster têxtil, desde as matérias-primas à confeção, dos tecidos à moda”.

Entre os mais de seis mil visitantes esperados contam-se já pré-registados mais de 400 compradores internacionais, que chegam ao Porto atraídos pela qualidade e pelas inovações e tendências criativas made in Portugal.

Única no mundo

Numa feira que – acrescenta – “é também única no mundo por decorrer num aeroporto em funcionamento, esta edição 55 tem como mote o conceito “Feel”, que promete fortalecer o posicionamento de Portugal como um produtor de excelência de matérias-primas, vestuário e moda, capaz de responder às necessidades dos consumidores – tal como uma segunda pele – e em simultâneo reforçar a imagem de qualidade e inovação, através da apresentação de novos materiais, designs e tendências, cada vez mais pautados pelos princípios de produção responsável e sustentável”.

“Fashion Forum”

Com esta edição nasce também uma nova área, o “Fashion Forum”, que junta o Fórum de Tendências de Tecidos, Fórum de Criança e uma área “Lifestyle” powered by Antarte.

Na área “iTechtStyle Showcase”, estarão em exposição as inovações no que diz respeito aos tecidos, produtos, empresas de acessórios e ainda em destaque alguns dos projetos desenvolvidos no âmbito do maior projeto da indústria têxtil – “Texboost”.

Será ainda possível obter informações sobre a “iTechStyle Summit 2020” (conferência internacional de têxtil e vestuário) e fazer a sua inscrição para a 4.a edição que vai decorrer de 28 a 30 de abril no Terminal de Cruzeiros de Leixões.

À imagem das feiras internacionais, o Modtissimo afirma-se assim como mais um convite da indústria portuguesa dirigido às principais marcas internacionais de moda para abarcar na revigorante comunidade verde que emergiu ao longo dos últimos anos em Portugal

A organização, da responsabilidade da Associação Selectiva Moda, disponibiliza já um conjunto de serviços de antecipação para que a experiência dos visitantes seja mais cómoda e facilitada.

Continuar a ler

Aqui Perto

Apreendida cocaína no valor de dois milhões de euros no Aeroporto do Porto

Proveniente do Brasil

em

Foto: Ilustrativa / DR

A Autoridade Tributária e Aduaneira apreendeu 77 quilos de cocaína no Aeroporto do Porto em duas malas provenientes do Brasil, estimando que a droga apreendida daria uma receita superior a dois milhões de euros, revelou hoje aquela entidade.

“No âmbito das suas competências de controlo da fronteira externa da União Europeia, a Autoridade Tributária e Aduaneira, através do Serviço de Controlo de Passageiros e Bagagem da Alfândega do Aeroporto do Porto, realizou no dia 12 de fevereiro deste ano, a sua maior apreensão de droga de sempre, que resultou na apreensão de 77 quilos de cocaína em duas malas de porão provenientes do Brasil”, lê-se num comunicado enviado hoje à Lusa.

A Autoridade Tributária estima que a droga apreendida poderia originar uma receita, para as “organizações criminosas superior a dois milhões de euros”.

A droga apreendida pela Autoridade Tributária foi entregue à Polícia Judiciária (PJ) na sua qualidade de órgão de polícia competente para a investigação criminal do tráfico de estupefacientes e de acordo com a legislação em vigor.

Continuar a ler

Populares