Nascido nas instalações da histórica têxtil Sedas de Vizela, o Retail Park Vizela é inaugurado esta sexta-feira, após um investimento de 12 milhões. O novo espaço prevê a criação de 70 postos de trabalho.
A construtora tirsense Combitur refere, em declarações ao jornal Eco, que o projeto foi desenvolvido em duas fases: a primeira arrancou em 2013 com a construção do espaço para Modelo Continente num investimento de cerca de seis milhões de euros. Já a segunda fase, a que é hoje inaugurada, custou 5,5 milhões de euros e já tem instaladas cinco das seis marcas que vão dar vida ao novo espaço: Pepco, Tedi, Action, Jysk e KIK.
A fábrica Sedas de Vizela fechou em 1998 atirando para o desemprego cerca de 250 trabalhadores.
O ‘retail park’ tem uma área de terreno de 10 mil metros quadrados com uma área de arrendamento de 5.700 metros quadrados.
De acordo com a mesma fonte, a Combitur tem acionistas em comum com a empresa promotora e proprietária deste espaço comercial, a Vizesedas Imobiliária SA, fundada em 2001.
A Combitur Construções nasceu em 1974, tendo empresas nos ramos de engenharia e construção civil, metalomecânica, alumínios e carpintaria, empregando 123 trabalhadores.
No último ano, teve um volume de negócios de acima de 20 milhões de euros, “tendo praticamente triplicado a sua faturação face a 2008”.