Há um “refúgio” no ‘coração’ da cidade de Fafe com 10 hectares de floresta

Parque Cidade Porto Seguro
Foto: CM Fafe

A Câmara de Fafe anunciou hoje que o Parque de Porto Seguro será, em breve, dotado com iluminação, de forma a permitir a sua utilização durante os fins de tarde e noite.

Serão ainda implementadas medidas de controlo e remoção de espécies invasoras, acompanhadas pelo repovoamento do espaço com espécies autóctones. A ideia é, de acordo com a autarquia, promover a “biodiversidade e a sustentabilidade do parque”.

O Parque Cidade Porto Seguro é um “importante espaço verde em pleno centro urbano, que combina lazer, desporto e contacto com a natureza”.

Com cerca de 10 hectares, o parque foi criado graças à doação de terrenos por emigrantes fafenses que regressaram do Brasil, os chamados “Torna-viagem”.

Essa ligação ao Brasil é refletida no nome “Porto Seguro” e numa placa que homenageia os beneméritos que contribuíram para o projeto.

Inaugurado durante a expansão urbana da zona do Sol-Poente e da Fábrica do Ferro, o parque oferece diversas funcionalidades. O percurso pedonal circular de 2 quilómetros e o circuito de manutenção física tornam-no atrativo para atividades desportivas.

Além disso, possui estruturas para ‘street workout’, mobiliário urbano como bancos, mesas de piquenique e sanitários, que “asseguram o conforto dos visitantes”.

“Este espaço destaca-se como um refúgio tranquilo e seguro no coração da cidade, promovendo harmonia com a natureza. O Município continuará a investir no parque, valorizando a sua biodiversidade e melhorando as condições para os frequentadores, garantindo que ele permaneça um local atrativo para pessoas de todas as idades”, refere a Câmara, em comunicado.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados