Seguir o O MINHO

Aqui Perto

Há um novo mosquito invasor vindo da Ásia e já está na Galiza

Biologia

em

Foto: DR

Uma espécie de mosquito asiático está implementada em Espanha desde 2018 e já terá chegado à Galiza, não havendo perspectivas da sua erradicação em território europeu, avança o jornal El País.

O invasor Aedes Japonicus, vulgarmente conhecido como mosquito asiático do mato, foi detetado pela primeira vez em 1901 em Tóquio, Japão, e os cientistas ainda não perceberam como terá chegado ao país vizinho.

Este mosquito prefere locais rurais e adapta-se bem ao clima frio, preferindo pastagens com gado, onde tem um potencial maior de disseminação.

O Ministério da Saúde espanhol tem levado a cabo um plano de monitorização para avaliar a expansão deste mosquito, tendo já concluído que é impossível erradicar a espécie na Península Ibérica.

Segundo Javier Lucientes, professor da Universidade de Saragoça e responsável pelo plano de monitorização, o mosquito irá expandir-se para a região de Castela e Leão, na fronteira com Trás-os-Montes.

Foi identificado na Europa pela primeira vez em 2008, na Suíça, implementando-se numa área de 1.400 quilómetros quadrados.

Uma outra espécie deste mosquito tem causado bastante incómodo na costa do mediterrâneo, desde que se foi notando a sua presença no sul da Europa, em 2004.

Populares