Há um novo barco em Ponte de Lima que carrega história

Barco de água-arriba “Rainha D. Teresa”
Há um novo barco em ponte de lima que carrega história
Foto: José Costa Lima / Facebook

A Câmara de Ponte de Lima lançou, ontem, o segundo barco de água-arriba, uma réplica de uma embarcação histórica que foi construída no âmbito da celebração dos 900 anos do Foral de Ponte de Lima.

A partida da viagem inaugural do “Rainha D. Teresa” ocorreu junto à Avenida dos Plátanos com a presença do autarca Vasco Ferraz, assim como dos construtores Manuel Rocha e Amélio Pereira.

É a segunda réplica desta embarcação, sendo que a primeira já navega no rio Lima desde 2019 e é denominada “Ponte de Lima”.

O água-arriba era uma embarcação com vela e leme, com cerca de 12 a 15 metros de comprimento, que fazia a ligação pelo rio Lima entre Viana do Castelo e Ponte da Barca, transportando mercadorias e pessoas, nos tempos em que não havia transportes terrestres.

De construção artesanal, até meados do século XX assegurava o transporte de pipas, pelo rio Lima, das terras do interior até à foz.

À semelhança da outra réplica, esta embarcação servirá para passeios turísticos no rio Lima, mediante marcação junto da autarquia.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Hugo oliveira pede "humildade competitiva" ao famalicão antes da receção ao gil vicente

Hugo Oliveira pede "humildade competitiva" ao Famalicão antes da receção ao Gil Vicente

Próximo Artigo
Carneiro acusa governo de falta de sentido de estado e coragem política

Carneiro acusa Governo de falta de sentido de Estado e coragem política

Artigos Relacionados