A Câmara de Ponte de Lima lançou, ontem, o segundo barco de água-arriba, uma réplica de uma embarcação histórica que foi construída no âmbito da celebração dos 900 anos do Foral de Ponte de Lima.
A partida da viagem inaugural do “Rainha D. Teresa” ocorreu junto à Avenida dos Plátanos com a presença do autarca Vasco Ferraz, assim como dos construtores Manuel Rocha e Amélio Pereira.
É a segunda réplica desta embarcação, sendo que a primeira já navega no rio Lima desde 2019 e é denominada “Ponte de Lima”.
O água-arriba era uma embarcação com vela e leme, com cerca de 12 a 15 metros de comprimento, que fazia a ligação pelo rio Lima entre Viana do Castelo e Ponte da Barca, transportando mercadorias e pessoas, nos tempos em que não havia transportes terrestres.
De construção artesanal, até meados do século XX assegurava o transporte de pipas, pelo rio Lima, das terras do interior até à foz.







À semelhança da outra réplica, esta embarcação servirá para passeios turísticos no rio Lima, mediante marcação junto da autarquia.