Gustavo vai ser o primeiro “astronauta” de Braga

Foto: DR

Gustavo Santos, natural de Braga, vai integrar a iniciativa “Astronauta por um dia”, da Agência Espacial Portuguesa, e realizar um voo parabólico, em 03 de setembro.

O jovem é estudante da Escola André Soares, tendo terminado recentemente o 9.º ano de escolaridade. No próximo ano letivo vai estudar na Escola Secundária Carlos Amarante, também em Braga.

O voo, com partida e regresso à Base Aérea de Beja, é operado pela empresa francesa Novespace, subsidiária da agência espacial francesa (CNES).

Fundada e presidida pelo ex-astronauta Jean-François Clervoy, a Novespace realiza voos parabólicos com fins científicos (para as agências espaciais europeia, francesa, alemã e japonesa) e para o público em geral (um voo a título particular pode custar por pessoa 6.900 euros).

Na prática, o voo fretado pela Portugal Space, que será feito por um avião Airbus A310, propriedade da Novespace, vai simular a ausência de gravidade que existe no espaço a partir de manobras de ascensão e queda-livre (parábolas) executadas pela aeronave que vão permitir aos passageiros flutuar no seu interior em ciclos de cerca de 20 a 25 segundos.

Para o voo foram reservadas três horas, em parte destinadas à preparação da tripulação e passageiros, mas apenas serão executadas 15 parábolas de um minuto cada, que irão simular um total de cinco a seis minutos de gravidade zero, a que os astronautas estão sujeitos quando trabalham e vivem na Estação Espacial Internacional, mas durante meses.

O grupo de portugueses é formado por 20 rapazes e 10 raparigas que ultrapassaram quatro fases eliminatórias. A primeira etapa de seleção contou com 552 candidatos de todo o país.

Como O MINHO noticiou, em 2022, um jovem de Vila Verde também integrou a comitiva que voou até à gravidade zero.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x