“Gumball à Tuga”. 800 quilómetros a partir de Ponte de Lima em clássicos e carros até mil euros

Tiago Lopes e Rui Costa, organizadores do evento. Foto: O MINHO

A inspiração é o Gumball 3000, um dos maiores eventos automobilísticos do mundo, mas em versão portuguesa. Ou seja, com clássicos e carros velhos cujo valor de mercado não vá além dos mil euros. O “Gumball à Tuga”, promovido por dois amigos de Ponte de Lima com paixão por carros antigos, terá a sua primeira edição nos 27, 28 e 29 de março. O desafio é fazer a Rota Norte, tendo a vila limiana como ponto de partida e chegada. Mais de 800 quilómetros em três dias.

“Inicialmente, a ideia surgiu de fazermos apenas os dois. Mas, depois, em conversa, pensamos em levar mais pessoal e assim conhecermos mais gente e vermos outros carros”, conta a O MINHO Tiago Lopes, que organiza a iniciativa em conjunto com Rui Costa.

O propósito do “Gumball à Tuga” é deixar de fora os “carros normais do dia a dia” e passear nos “carros velhos e clássicos”.

Rota Norte

Tendo como ponto de partida, clássicos e carros até mil euros, os organizadores farão uma avaliação do valor de mercado, que “nunca vai ser muito precisa” mas vai ter em conta dados como a matrícula, marca, modelo, ano de fabrico e estado da viatura.

Como os organizadores são de Ponte de Lima, é naquela vila que vai começar e acabar a viagem de três dias, pese embora o início da Rota do Norte seja no quilómetro da EN103, em São Romão do Neiva, Viana do Castelo.

É esse o primeiro ponto a cruzar após a saída de Ponte de Lima. A viagem segue por Barcelos, Braga, Montalegre, Chaves, Bragança, Miranda do Douro, Régua, Guarda, Gaia, Porto, Matosinhos e regresso a Ponte de Lima. Uma ‘roadtrip’ de 800 quilómetros pelas nacionais 103, 222, 221, 218 e 13.

“Durante três dias, vamos explorar a beleza da Rota do Norte, passando por pontos turísticos deslumbrantes que tornarão esta viagem inesquecível. Desde paisagens pitorescas até destinos empolgantes, cada paragem será uma celebração da nostalgia automotiva”, destacam os organizadores.

E acrescentam: “Este não é apenas um evento, mas um convívio emocionante para os amantes de carros velhos e vintage”.

Inscrições

Há três opções de inscrição: a básica, em que cada participante fica responsável pelo próprio alojamento e refeições; outra que contempla almoços e jantares; e por fim uma que tem tudo incluído.

Os valores oscilam entre os 70 euros (inscrição básica) e os 450 (tudo incluído).

A inscrição básica contempla duas t-shirts do evento, os vinis para colar no carro e ainda o último jantar, que será na Letraria, em Ponte de Lima, uma vez que a cerveja Letra é um dos patrocinadores do evento.

Há prémios para os três primeiros lugares.

As inscrições podem ser feitas através do e-mail [email protected] ou das redes sociais do evento.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados