A Câmara de Guimarães vai realizar, na próxima quarta-feira, 08 de janeiro, o segundo teste de mobilidade e reorganização viária em zonas centrais da cidade.
Em comunicado, a autarquia adianta que este ensaio expande o teste anterior, englobando a Alameda S. Dâmaso, o Largo do Toural, a Rua de Santo António e o condicionamento parcial da Avenida D. João IV, que simulará o impacto da futura requalificação desta via.
Assim, a pedonalização limitará o acesso na Alameda S. Dâmaso, segmento norte, Largo do Toural, segmento nascente, e Rua de Santo António a: veículos de residentes identificados; ocupantes com mobilidade condicionada; viaturas de socorro e emergência; veículos de polícia; e serviços indispensáveis ao interesse público.
As operações de carga e descarga serão permitidas apenas entre as 07:00 e as 10:00, respeitando o horário pré-estabelecido para minimizar impactos no funcionamento comercial e na logística.
Alterações nos sentidos de circulação
As mudanças incluem:
Avenida D. João IV: circulação apenas no sentido sul-norte;
Rua S. Nicolau dos Estudantes: inversão para o sentido nascente-poente;
Rua Dr. Ricardo Marques: circulação no sentido poente-nascente.
Estas alterações pretendem testar novos fluxos de tráfego, tendo em consideração a requalificação da Av. D. João IV
Reforço ao transporte público
De forma a priorizar o transporte público, serão criadas faixas exclusivas para autocarros nas seguintes vias:
Avenida D. Afonso Henriques;
Avenida Conde de Margaride;
Rua Paio Galvão.
Segundo a Câmara, “estas medidas visam melhorar a eficiência dos transportes coletivos e incentivar a sua utilização”.
“Este teste permitirá ao município avaliar os impactos nas zonas diretamente afetadas pelas alterações e numa área de influência mais ampla. Os dados recolhidos serão fundamentais para ajustar o planeamento e assegurar que a mobilidade urbana se torne mais eficiente, inclusiva e sustentável”, salienta o comunicado.
O ensaio insere-se na estratégia de Guimarães para reduzir o tráfego de atravessamento e avançar para um modelo de mobilidade centrado nas pessoas e no transporte público, em alinhamento com os compromissos ambientais do município.