Guimarães tem estrada renovada

Em São Faustino

Guimarães inaugurou este sábado a beneficiação da rede viária na freguesia de S. Faustino, intervenção que contou com fresagem, pavimentação, arranjo de passeios e valetas, beneficiou ainda de intervenções na rede de abastecimento de água e de saneamento, a cargo da Vimágua.

A intervenção teve um custo aproximado de 220 mil euros + IVA, e contemplou a EM1617, rua 25 de Abril, rua do Pinheirinho, rua de N.ª Sr.ª das Candeias e rua S. Faustino, e inseriu-se no programa de manutenção e conservação da rede viária do concelho de Guimarães, promovida pelo Município de Guimarães. 

Em comunicado, o presidente da Câmara lembrou “uma preocupação que tem vindo a ser seguida nas intervenções por todas as freguesias do concelho, que é a da qualidade, que segue a mesma lógica das intervenções na cidade”.

Para o edil, as obras na rede de abastecimento de água e de saneamento são de extrema importância, uma vez que permitem reduzir o nível de perdas e de evitar a contaminação da água, “um bem essencial que importa preservar”.

A esse propósito, Domingos Bragança lembrou a recém atribuição do título de Capital Verde Europeia 2026 a Guimarães, agradecendo o empenho da comunidade escolar e das Brigadas Verdes da União de Freguesias de Tabuadelo e S. Faustino.

As intervenções na rede viária agora efetuadas permitem, segundo o presidente, boas condições para a circulação automóvel, melhorando a qualidade de vida dos habitantes da freguesia. 

Armindo Costa e Silva, presidente do Conselho de Administração da Vimágua, garantiu que as obras na rede de abastecimento de água e de saneamento é “um esforço contínuo”, que segue as instruções dadas por Domingos Bragança, contabilizando, à data, uma cobertura de cerca de 96% no abastecimento de água e de cerca de 93% no saneamento. “Temos como objetivo a universalidade do serviço”, disse. 

Carlos Alberto Sousa, presidente da União de Freguesias de Tabuadelo e S. Faustino, agradeceu a presença de todos e referiu-se à inauguração da reabilitação da rede viária como um “momento especial” para S. Faustino.

Para Carlos Alberto Sousa, esta era uma obra muito desejada, que vem melhorar a qualidade de vida na freguesia, pelo que agradeceu “o empenho de Domingos Bragança na sua concretização”.

O presidente da União de Freguesias lembrou ainda “outras obras necessárias” e agradeceu a todas as equipas que se envolveram na empreitada agora terminada, desde as equipas técnicas e políticas do município até à empresa que executou a obra. 

No final, foi revelada uma surpresa, em jeito de presente de Natal, e que consistiu numa nova carrinha de transporte de crianças e de apoio à comunidade, que foi benzida pelo padre José Manuel Teixeira. 

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x