Guimarães: Teatro Jordão como ele era antes de ganhar nova vida em exposição

Sociedade Martins Sarmento
Fotos: Memórias de Araduca

A Sociedade Martins Sarmento, em Guimarães, inaugura esta sexta-feira, às 18:00, uma exposição sobre o Teatro Jordão. O antigo Teatro, inaugurado nos anos 30 do século passado, com capacidade para 1.200 pessoas, está prestes a ganhar uma nova vida.

O Teatro Jordão foi inaugurado em 1938 e encerrou em 1993. Recentemente a Câmara de Guimarães requalificou o edifício que deve inaugurar brevemente. Apesar de se tratar de um equipamento cultural que marcou muitos vimaranenses, há já uma geração de adultos que não conheceu o Teatro Jordão com vida. A Sociedade Martins Sarmento, expõe na sala Emídio Guerreiro, ao longo dos próximos dois meses, fotografias e documentos que dão a conhecer a história e as memórias do Teatro Jordão.

O Teatro Jordão e o edifício adjacente da Garagem Avenida passaram por uma enorme obra de requalificação, um investimento de mais de 11,5 milhões de euros. A nova infraestrutura cultural de Guimarães contempla um auditório de 400 lugares. Ali ficará instalada a Escola de Música da Academia Valentim Moreira de Sá (Conservatório de Guimarães) e o curso de Artes Performativas e Visuais da Universidade do Minho, conferindo uma nova vida ao edifício com 80 anos.

Fotos: Memórias de Araduca

A inauguração da requalificação do Teatro Jordão e Garagem Avenida estava inicialmente prevista para o dia 24 de junho, feriado de Guimarães (Batalha de São Mamede), foi depois adiada para o fim de julho, por altura das Festas Gualterianas e novamente adiada para este mês de outubro. Com o mês de outubro a chegar ao fim, a Câmara Municipal de Guimarães ainda não anunciou nova data para a inauguração do edifício.

A exposição pode ser visitada desde hoje até 31 de dezembro, de terça a domingo das 10:00 às 12:30 e das 14:30 às 17:30.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x