Guimarães realiza 4.ª edição da Bienal de Ilustração

Entre 20 de outubro e 31 de dezembro

A 4.ª Bienal de Ilustração de Guimarães (BIG) realiza-se entre 20 de outubro e 31 de dezembro, anunciou hoje a organização, sublinhando o “crescimento sustentável” deste evento cultural que já é “uma referência a nível nacional”.

A apresentação da programação da 4.ª edição da BIG decorreu no Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) e contou com a presença do vereador da Cultura na Câmara de Guimarães, Paulo Lopes Silva, do diretor artístico da BIG, Tiago Manuel, do curador da exposição, António Gonçalves, e do diretor técnico, Rui Bandeira Ramos.

Segundo a organização, a BIG deste ano “vai manter o figurino e o modelo de anos anteriores”, com o evento a estender-se a vários espaços culturais, e não só, da cidade, com exposições de vários artistas, nomeadamente do mestre Júlio Resende, a realização de oficinas e de um ciclo de palestras ‘A Teia da Ilustração’, em torno da ilustração”.

Foto: CM Guimarães

Além disso, já abriram as inscrições para o Prémio Nacional BIG 2023, que contempla sete prémios, num total de 8.500 euros.

“As inscrições podem ser formalizadas por artistas que desenvolvem a sua atividade profissional nas áreas da ilustração de imprensa, de livros e de cartazes culturais, até 15 de maio de 2023. A informação para o procedimento de inscrição e consulta do regulamento está disponível no ‘site’ https://big.guimaraes.pt”, referiu a organização.

Serão atribuídos 8.500 euros em prémios: Grande Prémio BIG no valor de 5 mil euros, Prémio BIG Revelação de 1.000 euros e cinco prémios BIG Aquisição de 500 euros cada.

Os trabalhos selecionados para este concurso serão expostos no Centro Cultural Vila Flor.

Para o diretor artístico do evento, a BIG “é muito importante à escala nacional”, destacando que iniciativas desta natureza são fundamentais para mostrar os trabalhos dos ilustradores e dessa forma consolidar a profissão e a carreira.

Tiago Manuel, que é artista plástico, enalteceu o “crescimento sustentável” que a BIG tem verificado ao longo das edições, acrescentando que a Bienal de Ilustração de Guimarães já é “uma referência” no panorama cultural local e nacional.

O vereador da Cultura na Câmara de Guimarães, Paulo Lopes Silva, destacou igualmente a importância e “crescimento de forma sustentada”.

O orçamento municipal para cada edição da BIG é de 80 mil euros.

De acordo com a organização, a BIG é uma iniciativa do município de Guimarães, com a organização da cooperativa MOTOR – Produção Cultural, com sede em Guimarães, e tem como objetivo “dignificar o papel dos ilustradores no desenvolvimento cultural, no campo da edição, livros, revistas, jornais, cartazes, suportes clássicos de comunicação de massas e no domínio das novas tecnologias”.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Estradas na Serra da Estrela reabriram ao trânsito

Próximo Artigo

93 mil peregrinos percorreram os cinco caminhos portugueses de Santiago em 2022

Artigos Relacionados
x