A Escola Básica e Jardim de Infância Agostinho da Silva, em Abação, está prestes a passar por um processo de requalificação que visa melhorar significativamente as condições de ensino e de convivência para alunos e professores, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a Câmara de Guimarães, promotora da obra, refere que o “edifício, datado dos anos 80 e pertencente ao plano “Escolas P3″ em todo o país, será objeto de uma série de melhorias para garantir um ambiente mais acolhedor e funcional”.
A obra custa cerca de 800 mil euros (+IVA) e foi adjudicada à empresa Construções F. M. Magalhães, Lda, com um prazo de execução de 300 dias.
Na nota enviada, a autarquia salienta que “a necessidade de requalificação deve-se, em grande parte, ao desgaste natural dos materiais ao longo dos anos e à disponibilidade de novas soluções que melhoram o conforto térmico e acústico das instalações escolares”.
Recorde-se que a escola já passou “pelo processo de remoção de amianto, que exigiu a transferência temporária de alunos e professores para uma escola vizinha”.
De acordo com a autarquia, uma das principais melhorias a efetuar “será a substituição das caixilharias dos vãos exteriores por modelos com vidro duplo, proporcionando um melhor isolamento térmico e acústico”.
Além disso, está prevista a “renovação dos materiais e pintura das superfícies, criando um ambiente mais luminoso e convidativo”.
“As casas de banho receberão uma renovação completa, incluindo a substituição das louças sanitárias, dos azulejos das paredes, dos mosaicos dos pavimentos e das paredes divisórias por painéis fenólicos, resultando num aumento significativo do espaço útil”, refere o documento.
Por fora, os paramentos “serão revestidos com capoto reforçado por uma placagem cerâmica de tijolo à vista a uma altura de 1,20 metros, que tornará o edifício mais atraente, reforçando a sua durabilidade e resistência”.
“Outras melhorias incluirão a substituição completa do sistema elétrico, a instalação de um sistema de proteção contra incêndios e a implementação de um sistema de climatização do edifício, conhecido como “AVAC””, pode ler-se.
No exterior da escola, “está prevista a reparação dos pavimentos e sistemas de drenagem, garantindo que o entorno da escola seja seguro e funcional para alunos, professores e funcionários”.
Para a Câmara de Guimarães, o “projeto de requalificação da Escola Básica e Jardim de Infância Agostinho da Silva representa um investimento significativo na educação e no bem-estar dos alunos, criando um ambiente propício à aprendizagem e à qualidade de vida”.